top of page
Post: Blog2_Post

Abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT)

  • 4 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Olimpíada científica é organizada pela UFSCar em parceria com a AEB, o INPE e a EESC/USP


Estão abertas, até 7 de maio de 2021, as inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT), uma olimpíada científica nacional totalmente gratuita e aberta a estudantes dos ensinos fundamental II, médio, técnico e superior.


A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas multidisciplinares, que incluem projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições dos ensinos fundamental II, médio, técnico profissionalizante e universitário.


É importante lembrar que qualquer grupo de estudantes interessados pode participar, sem a necessidade de nenhum conhecimento ou formação prévia. Os interessados receberão informações e capacitações durante a própria olimpíada.



Nesta primeira fase, com inscrições abertas até 7 de maio de 2021, uma comissão técnica irá avaliar propostas enviadas em formato de vídeo e texto, e as equipes com melhor classificação receberão, gratuitamente, kits oficiais da OBSAT para construção, testes, desenvolvimento e um futuro lançamento (dependente de algumas condições, restrições e classificação).


Para participar desta fase, não é necessária a compra de nenhum material ou construção de protótipos. Atividades de construção e testes ocorrerão em etapas posteriores.


A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma olimpíada científica de abrangência nacional, concebida e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).


As inscrições podem ser feitas pelo site obsat.org.br ou pelo e-mail contato@obsat.org.br.

Sobre a AEB


A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.


Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comments


logo.png

A Revista Real Notícias foi fundada no dia  01 de junho de 2020.

É um produto da Real Digital Publisher Ltda.​

CNPJ: 43.450.520./0001-09

©2021 por Revista Real Notícias. Orgulhosamente criado por Agência Real Digital

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page