Barra Grande - BA, um paraíso na terra

Estado: Bahia

Distância de outras cidades: Camamu: 152 km; Itabuna: 163 km; Jequié: 207 km; Salvador: 483 km



Barra Grande fica no distrito de Maraú, na Bahia. O acesso difícil talvez explique por que a vila mais conhecida da Península de Maraú ainda preserva o clima sossegado. Há uma pracinha com igreja, amendoeiras e rodas de capoeira ao cair da tarde. Saindo daqui, jardineiras enfrentam estradas de areia para levar os visitantes às piscinas naturais de Taipu de Fora – onde, na maré baixa, peixes coloridos fazem a festa de quem mergulha.


COMO CHEGAR

A inauguração do asfalto da BA-001 entre Itacaré e Camamu facilitou o acesso a Barra Grande. A melhor opção para chegar à vila é deixar o carro em Camamu e atravessar o Rio Acaraí em lanchas ou barcos, que saem diariamente do porto. Quem prefere ir de carro deve partir de Itacaré, seguir por 15 km pela BA-001 e, depois, encarar 40 km de terra na BR-030 (que costumam ficar intransitáveis com muita chuva).


COMO CIRCULAR

As praias da Península de Maraú são ligadas por uma estrada de terra. Se você não vier com veículo próprio, pode contratar táxis ou jardineiras (caminhonetes adaptadas para levar passageiros) no centrinho de Barra Grande. Leve dinheiro, pois não há bancos ou caixas eletrônicos na península.



O que fazer em Barra Grande e na Península de Maraú


A Península de Maraú é o destino ideal para quem busca descanso e sossego. Por lá, o que reina é a tranquilidade e as belezas à beira-mar. Não há muitas tarefas e obrigações a cumprir e a melhor pedida é curtir sem pressa o delicioso mar. Sim! Quando falamos da Península de Maraú, o dia pode ser resumido a relaxantes banhos de mar, mergulhos em piscinas naturais, finais de tarde inesquecíveis e deliciosas refeições com o melhor do tempero baiano. Seja em Taipu de Fora ou em Barra Grande, aproveite a felicidade e o sol que o litoral da Bahia tem a lhe oferecer.


Vá a todas as praias e volte mais vezes às suas prediletas

A Península de Maraú não é uma região tão grande e é possível percorrer todas as praias em poucos dias. Uma semana é mais que suficiente para conhecer as porções de areia disponíveis e ainda repetir as suas prediletas. Vale começar o percurso pela Praia de Taipu de Fora, onde estão as piscinas naturais e a faixa de areia é bem longa, o que permite um bom passeio. E como Taipu de Fora não é a única praia, não se apegue apenas a ela. Visite também as praias de Barra Grande, onde está a Praia da Ponta do Mutá, a Praia de Três Coqueiros, a Praia da Bombaça e a Praia de Barra Grande. Um pouco mais afastadas, visite a lindíssima Praia de Algodões, a Praia do Cassange e a Praia de Saquaíra. Se houver tempo disponível, vale fazer ainda um passeio para as ilhas da região. Veja mais sobre as praias de Taipu de Fora e Barra Grande.


Nade nas piscinas naturais de Taipu de Fora

Este é o cenário que ajudou a dar fama à Península de Maraú. As piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora são de beleza irretocável. Para conhecer as piscinas, não é preciso fazer passeios de jangada ou barco. Basta alguns passos depois da areia para já estar mergulhado na beleza do lugar. As piscinas naturais de Taipu de Fora só podem ser observadas na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a variação de maré é maior. Para ver na prática a imagem das fotos que tornaram Taipu de Fora famosa, será necessário dar a sorte de a maré baixa estar aliada a um belo dia de sol. Ah! Não esqueça o snorkel! Peixinhos coloridos fazem a festa dos turistas nos corais de Taipu de Fora.


Tire o dia para caminhar de Taipu de Fora até a Ponta do Mutá


A faixa de areia que liga Taipu de Fora à Ponta do Mutá é um percurso paradisíaco. São 6 km de cenários praticamente desertos que separam as duas praias, passando ainda pela Praia da Bombaça e a Praia de Três Coqueiros. Para aproveitar bem o passeio, o ideal é começar pela manhã em Taipu de Fora, ainda durante a maré baixa. Assim, será possível curtir as piscinas naturais com calma. Depois do mergulho, siga em caminhada rumo à Praia da Bombaça e aproveite um almoço caprichado na Praia de Três Coqueiros, com uma boa moqueca baiana. Ao final da tarde, certifique-se de estar na Praia da Ponta do Mutá para o melhor pôr do sol da região. Um belo roteiro para um dia na Península de Maraú.



Assista ao pôr do sol na Ponta do Mutá

Há lugares no mundo onde o pôr do sol ultrapassa a barreira da beleza e se torna um espetáculo inesquecível. E a Ponta do Mutá é um desses casos maravilhosos. Se você tem um amigo que já esteve na Península de Maraú, certamente irá ouvir como dica que o entardecer nas areias da Praia da Ponta do Mutá é imperdível. Acredite! Nada que te disserem chegará aos pés do verdadeiro espetáculo. A Praia da Ponta do Mutá reflete a cor do entardecer de uma maneira inacreditável. E o cenário é diferente a cada dia. Vale ir até lá durante toda a viagem. Varie apenas o local do drink. Há diversos bares na orla da praia que oferecem o complemento ideal para o momento. Claro que também vale simplesmente se sentar na areia e apreciar o visual, que por si só já é uma bela atração.


Não deixe de ir à Praia de Algodões

Ainda pouco conhecida entre os turistas, a Praia de Algodões é daqueles pedacinhos escondidos em meio ao paraíso. Primeira praia da Península de Maraú e distante 22 km de Barra Grande, a Praia de Algodões passa esquecida por muitos viajantes. O deslocamento é chato, a estrada é de péssima qualidade e as jardineiras custam caro até lá. Para visitar a Praia de Algodões, será necessário ir de carro ou quadriciclo. E vale cada metro da estrada! Algodões tem extensa faixa de areia com longo trecho deserto. No vilarejo onde estão as pousadas, casas e restaurantes, a formação de piscinas naturais deixa o cenário ainda mais impressionante. Visita imperdível para os amantes de praias desertas.


Percorra e Península de Maraú em um quadriciclo

As estradas da Península de Maraú são de péssima qualidade para os carros, porém garantem a diversão de quem aluga um quadriciclo. O veículo é ideal para percorrer a região e permite fazer trajetos que os carros não alcançam, como a trilha das bromélias (caminho entre Taipu de Fora e a Lagoa do Cassange). Aproveite para conhecer as praias mais distantes, que são sempre mais desertas e dão um certo ar de paraíso à região. No trajeto, suba ao topo do Morro do Farol para ver toda a península do alto.


Almoce à beira do Rio Carapitangui

As praias são as grandes estrelas de Taipu de Fora, mas há uma deliciosa porção de água doce que rouba o coração dos visitantes. O Rio Carapitangui agrada tanto pelo visual quanto pelo banho refrescante. Uma deliciosa faixa de areia divide o mar do rio e permite que os turistas circulem entre a água doce e salgada. Uma boa pedida para curtir a área é sentar-se à beira do Rio Carapitangui para um almoço caprichado no Bar da Rô. Entre uma cerveja e outra, não se esqueça de dar um mergulho.


Experimente o tempero baiano

Impossível falar do litoral da Bahia sem mencionar o tempero baiano. Entre moquecas, bobós, peixes fresquinhos e muita carne de sol você irá se deliciar a cada refeição. Os principais restaurantes da Península de Maraú estão localizados em Barra Grande e Taipu de Fora. Muitos estão à beira-mar, com direito a pé na areia. Para curtir uma boa refeição e, de quebra, o belo visual, invista em Taipu de Fora e na Ponta do Mutá. No vilarejo de Barra Grande, especialmente à noite, o movimento também é grande. Ótima pedida

para o jantar.


Faça um passeio pelas ilhas da Baía de Camamu, passando pela Cachoeira do Tremembé


As praias do continente são lindas, mas quem tiver tempo na região pode investir também em passeios pelas ilhas da Baía de Camamu. A lancha parte do píer de Barra Grande e tem como pontos principais de visita a Ilha da Pedra Furada, Ilha do Goió e Ilha do Sapinho. Há passeios que incluem ainda a Cachoeira do Tremembé, com queda d’água no rio, em meio ao visual do mangue. O passeio pode ser feito também a partir de Itacaré, onde é provável que esteja incluída a visita às piscinas de Taipu de Fora. Se estiver em Itacaré, não deixe de conhecer a Península de Maraú. Mesmo que seja uma passeio corrido, valerá cada segundo.


Divida o tempo entre Barra Grande e Taipu de Fora


A Península de Maraú tem como principais polos turísticos o vilarejo de Barra Grande e a Praia de Taipu de Fora. As duas regiões oferecem infraestrutura, sendo que Barra Grande é bem mais agitada e Taipu de Fora tem clima mais pacato. As duas são pequenas, mas Barra Grande é o grande “centro" turísticos da Península de Maraú e por isso tem mais comércio e opções de hospedagem e restaurantes. Vale experimentar as duas para ter acesso mais fácil às praias próximas e também para evitar o desgaste do deslocamento, já que estamos falando de uma estrada bem ruim. O importante é relaxar em todo lugar, seja em Taipu de Fora, seja em Barra Grande.

 
Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR CARLOS DE MELLO MARQUES - 00029291712