Manteiga ou margarina: conheça as diferenças e aposte na mais saudável

Especialistas explicam a diferença entre os dois alimentos e ajudam a entender qual é o melhor para saúde



Na hora de fazer a lista do supermercado já bateu aquela dúvida e você se perguntou se deveria escolher a manteiga ou a margarina? Os alimentos podem até ser parecidos, mas têm composições muito diferentes. 

A nutricionista Adriana Stavro explica que a principal diferença entre os alimentos é a composição: a manteiga é um alimento lácteo, feito a partir do leite ou da nata. O líquido é batido e a gordura se separa do leite, formando assim uma substância sólida, composta por 80% de gordura – a manteiga.


A margarina, por sua vez, é produzida através de um processo químico chamado de hidrogenação. No processo de composição, o hidrogênio é acrescentado ao óleo vegetal. Assim, ele passa a ser a gordura, e com a hidrogenação, eles se solidificam e dão origem a base da margarina: a gordura hidrogenada. "O corpo encontra dificuldade para pro


A gordura trans presente na margarina reduz o bom colesterol (HDL) e eleva o mau colesterol LDL – e isso é um risco para o coração. "Precisamos ficar atentos com o alto colesterol LDL, porque ele aumenta o risco de doenças cardiovasculares", conta Adriana. A endocrinologista Paula Pires complementa: "o aumento do colesterol implica no aumento da mortalidade cardiovascular. É importante lembrar que quanto menos industrializado um alimento é, melhor para saúde."cessar a margarina porque não reconhece essas gorduras e torna a digestão mais difícil", explica a nutricionista.


A nutricionista Nádia Lemos não recomenda o uso da margarina por tratar-se de um produto alimentício, altamente modificado – e com reações químicas –, e não de um alimento: "a composição [da margarina] pode conter solventes de petróleo, ácido fosfórico, ácidos clorhídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e catalisação com níquel, que deixa o produto parcialmente hidrogenado. Costumo dizer para os meus pacientes que nem os insetos consomem margarina", diz.



Atualmente, o processo de interesterificação foi acrescentado à fabricação da manteiga. Isso impede a formação de gordura trans e mantém a textura cremosa, de acordo com Stavro. Apesar de passar por esse novo processo, a profissional explica que a margarina ainda é um óleo vegetal modificado quimicamente. Além disso, as novas versões da margarinas contém muito ômega 6, que é altamente inflamatório e prejudicial para saúde quando consumido em excesso.


Por serem gorduras, é recomendado que as duas sejam consumidas com moderação. Mas entre elas, a opção menos prejudicial para saúde é a manteiga. "Ainda assim, recomendo que meus pacientes não excedam a quantidade de 1 colher de café do alimento no café da manhã. Recomendo substituir por exemplo por um queijo branco, que contêm gordura saturada", diz Adriana.


Vale lembrar que, o maior problema não é o consumo em si, mas sim o excesso e os maus hábitos alimentares de cada indivíduo. "Alimentos industrializados e ultraprocessados são perigosos quando consumidos em excesso, então é preciso ter cuidado com a quantidade de todos eles. Também não adianta cortar totalmente uma gordura trans e não acrescentar nenhuma fruta ou legume na alimentação", explica Paula.


Uma opção saudável e que pode ser usada com mais tranquilidade é a versão vegana da manteiga (clique aqui e confira o passo a passo ensinado pela nutricionista Adriana Stavro). Ela pode substituir os alimentos tanto no preparo de receitas, como acompanhamento dos pães e bolachas.


Outras alternativas saudáveis, segundo Lemos, são as manteiga ghee e as veganas, como a de coco, de amendoim ou até mesmo o tahine e creme de abacate. "O ideal mesmo é fazer em casa, pois fica mais barato e é muito mais saudável", finaliza.


Manteiga vegana: aprenda o passo a passo da receita

Por ser uma gordura, a manteiga deve ser usada com moderação. Uma versão saudável para o dia a dia é a vegana. Confira a receita da nutricionista Adriana Stavro



A manteiga é a estrela do café da manhã de muita gente. Quem não ama um bom café acompanhado de um pão com uma manteiguinha? Apesar de ser mais saudável do que a margarina, a manteiga também é uma gordura, e por isso deve ser ingerida com bastante moderação. Para uma alternativa mais saudável, a nutricionista Adriana Stavro sugere apostar na versão vegana do alimento. Confira o passo a passo:


Ingredientes

250 ml de extrato vegetal (aconselhável de amêndoas); 1 colher de sopa de vinagre de maçã; 150g de inhame cozido e picado em cubos grandes; 1 colher de chá de goma guar; 120 ml de óleo de coco sem sabor; 1 colher de café de sal (recomendável o de ervas); 1 colher de café de cúrcuma; Salsinha, cebolinha, orégano desidratado à gosto.


Modo de preparo

1. Aqueça o extrato vegetal (mas não deixe ferver) e dilua o vinagre. Reserve em descanso por 10 minutos para talhar. Acrescente o óleo de coco e a goma guar. Mexa delicadamente até misturar todos os ingredientes. 2. No liquidificador, bata o inhame, sal, cúrcuma e o extrato vegetal aquecido, até que forme um creme homogêneo. 3. Acrescente as ervas desidratadas e misture delicadamente. 4. Coloque a manteiga em um recipiente de vidro e leve à geladeira para gelar por 4 horas. Depois é só servir.

 
anuncio.jpg
Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR CARLOS DE MELLO MARQUES - 00029291712