Rio de Janeiro além das praias: conheça as belas fazendas históricas na região serrana do e

Atualizado: Out 27

No extremo Norte do Rio de Janeiro, bem na divisa com Minas Gerais, a região do Vale do Café, por conta de suas fazendas centenárias, quer se tornar tão importante quanto o Vale do Rio Loire, na França, mundialmente reconhecido pelos seus castelos históricos. No Turismo de hoje vamos percorrer o circuito entre serras e vales fluminenses e reviver um período imponente do passado brasileiro


Existe uma região na França mundialmente conhecida por conta dos seus 300 castelos históricos. O Vale do Rio Loire (pronuncia-se luar) recebeu o título de patrimônio mundial da humanidade em 2000, concedido pela Unesco por sua importância arquitetônica, cultural e turística. No Brasil, a região do Vale do Rio Paraíba, no extremo Norte do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais, quer se tornar o Vale do Loire brasileiro. Nem só de praia vive o turismo do estado fluminense. Aos poucos, cariocas, mineiros, paulistas e estrangeiros descobrem as belezas escondidas entre as serras do estado. Composta por 15 municípios, a região tornou-se nacionalmente importante durante o século 19, quando chegou a produzir 70% do café – o “ouro negro” brasileiro. Estima-se, hoje, existir mais de um centena de fazendas daquele período na região. Algumas serviram de moradia para os nobres da época, outras apenas para o trabalho de plantio, colheita, secagem, moagem e torrefação dos grãos de café. Agora, em pleno século 21, a história preservada de algumas delas está aberta ao público em geral – as que resistiram ao tempo são mantidas por empreendedores, que decidiram abrir suas portas à visitação, seja para hospedagem seja para oferecer experiências que remetem ao passado glorioso do Brasil imperial.



Fazenda União


No início do mês passado, a convite do Vale do Café Rio – grupo que reúne 11 empreendimentos na região do Vale do Paraíba –, participamos do projeto Tour da Experiência do Sebrae, que busca profissionalizar e equipar cada vez mais o turismo da região. De todos os lugares visitados, nada se compara ao hotel-fazenda União, em Rio das Flores. Ficamos impactados com a beleza da estrutura hoteleira em meio às serras fluminenses. Rodeado por magnífica paisagem de campo, o casarão, de 1836, com mais de 1.000 metros quadrados, foi construído pelo barão Visconde do Rio Preto e encontra-se conservado e ambientado com seu mobiliário original e com peças recuperadas em antiquários e incursões pela região. Os atuais proprietários adquiriram, há 10 anos, o imóvel, que, hoje, está tombado pelo patrimônio histórico nacional. Depois de passar por minuciosa reforma, a fazenda tornou-se um dos hotéis mais luxuosos do Brasil.


Camila Carrara, proprietária da fazenda, lembra do estado de conservação quando fecharam o negócio. “Quando eu e meu marido, Mário Vasconcellos Fernandes, pegamos esta fazenda, ela estava em ruínas. Dava para ver o céu por causa do buraco no telhado. Estava completamente abandonada. Reformamos, pintamos e a transformamos neste lugar agradável para receber a visita de todos”, comenta.


A construção, impecável, abriga memórias do Ciclo do Café e remonta a nobreza da aristocracia brasileira. Hoje, o turista se depara com o bom gosto da decoração e dos móveis em estilos variados: colonial, barroco e neoclássico, em perfeita sintonia. Os proprietários, que não negam a paixão pela arte sacra, não têm medo de dispor as peças barrocas por vários ambientes. Imagine poder tomar um café da manhã, almoçar ou jantar com os olhares complacentes de Nossa Senhora da Conceição ou na presença de São José de Botas. Essas imagens compõem a decoração e provocam contentamento. Garimpadas em antiquários, as peças, relíquias dos séculos 18, 19 e 20, dão ar requintado ao hotel-museu.


Hotel-fazenda União 

Rio das Flores, RJ

(24) 2458-1701;

reservas@fazendauniao.com.br

www.fazendauniao.com.br 



VIAGEM NO TEMPO


Fazenda Paraízo



Fazenda Paraízo

A fazenda do Paraízo é outra construção histórica em Rio das Flores. Antes mesmo de atravessar o portão original, da época do barão do Rio Preto, o turista surpreende-se com as dezenas de palmeiras-imperiais. As árvores, centenárias, vieram do Jardim Botânico carioca – foram doadas por dom Pedro II, no início do século 19, e são registro de nobreza daquela época. A propriedade pertence à mesma família há 105 anos. Hoje, a fazenda é produtora de leite e gado de corte. Há pouco tempo, os proprietários decidiram abrir suas portas para o turismo. Ao visitar os 55 cômodos do casarão principal, o turista depara-se com o mobiliário conservado, com as pinturas impressionantes nos vários salões, além dos lustres belgas e dos objetos de decoração espalhados pela fazenda. Logo depois da visita guiada, um lanche delicioso, feito no forno a lenha, é oferecido aos vistantes no antigo prédio onde se encontra a tulha (local onde era feita a torrefação do café), que mantém intacto o maquinário da época, porém, o mais moderno do Brasil naqueles tempos. A fazenda do Paraízo já recebeu 10 produções audiovisuais, entre novelas, séries e filmes, e também é um belo cenário para casamentos.


Fazenda do Paraízo  

Rio das Flores, RJ (24) 99859-5727;

contato@fazendadoparaizo.com.br

www.fazendadoparaizo.com.br


GASTRONOMIA ANCESTRAL


Fazenda Alliança



Fazenda Alliança

Em Barra do Piraí, é possível visitar a fazenda Alliança, referência em produção de hortaliças orgânicas e muçarela de búfala. Além de deliciosos queijos, oferece guest house (hospedagem com agendamento) para grupos em eventos fechados, com quartos temáticos, desenhados pela arquiteta argentina Josefina Durini. A fazenda Alliança é ideal para aqueles que querem não só o turismo histórico, mas também conhecer estilo de vida moderno e engajado, participando da colheira na horta e aprendendo todas as peculiaridades e desafios para o cultivo dos alimentos orgânicos, com destaque para as pancs (plantas alimentícias não convencionais). “Cultivamos aqui várias plantas que já existiam há milhares de anos.



Na horta orgânica da fazenda Alliança, a proprietária, Josefina Durini, fala da importância da alimentação saudável

Aprendemos com a sabedoria popular o valor nutritivo de cada uma delas. Plantas desprezadas pelo público em geral são ricas em vitaminas e ganham força em tempos de alimentação saudável. Taioba, ora-pro-nóbis e samambaia, entre outras hortaliças tidas como mato, fazem parte do cardápio que oferecemos aos visitantes”, informa Josefina. A fazenda Alliança também integra o projeto que visa à revitalização do cultivo de café na região, pretendendo inovar a maneira de se consumir café. A proprietária já visualiza a possibilidade de faixas de produção exclusivas para clientes, que poderão acompanhar o crescimento e optar por diferentes tipos de torra. Sem deixar de ser orgânico, que é a principal característica da fazenda. 

» Fazenda Alliança 

Barra do Piraí, RJ

(21) 7892-9499;

contato@fazendaallianca.com.br

www.fazendaallianca.com.br 



Lembrança da escravidão


Fazenda São Roque



Fazenda São Roque

Em Vassouras, o casarão da fazenda São Roque, um dos mais antigos da região, foi recém-restaurado e planejado para festas e eventos, cujo mobiliário antigo e arquitetura podem trazer à festa atmosfera antiga e nobre. O casarão, do século 19, é mensalmente palco para a peça Decadência com elegância, cujo elenco percorre os salões, varanda e antigo terreiro de café na apresentação da trama sobre o período abolicionista. A encenação é finalizada ao som de tambores, que entoam cânticos acompanhando o maculelê, dança originária do Brasil, de influência africana. Aos convidados, a vivência ainda inclui a degustação de farto e variado lanche colonial.


» Fazenda São Roque   Vassouras, RJ (21) 97977-7555;

contato@fazendasaoroque.com.br

www.fazendasaoroque.com.br 




TURISMO RURAL


Fazenda Ribeirão



Fazenda Ribeirão

Para os que preferem beira de piscina, brincadeiras náuticas no lago, boa comida e recreação programada, a fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, é o hotel de lazer perfeito. Sua gigantesca área conta até com pista de pouso para bimotor, pista de minibugre e uma fazendinha, com avestruz e pôneis. A fazenda também investe em produção de cachaça e cerveja artesanal, esta última uma novidade, e tem ambientes propícios para diversos tipos de eventos, como o alambique, onde, além de conhecer a produção, todos as variedades podem ser provadas. Aos sábados, o local prepara-se para receber os hóspedes com apresentação de música regional animada, própria para dançar, cantar e com a chance de experimentar os petiscos do interior. 

» Fazenda Ribeirão Hotel de Lazer 

 Barra do Piraí, RJ

(24) 2447-7650;

reservas@fazendaribeirao.com.br

www.fazendaribeirao.com.br 

 
anuncio.jpg
Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR CARLOS DE MELLO MARQUES - 00029291712