Caminhada Contra a Obesidade na Síndrome de Prader-Willi (SPW)

Esta é a 6ª edição do evento no Rio de Janeiro e faz parte da programação do Mês Internacional de Conscientização da SPW



Pessoas com Síndrome de Prader-Willi, familiares, amigos e profissionais da saúde se reúnem para a Caminhada Contra a Obesidade no RJ


No dia 15 de maio, a Associação Brasileira da Síndrome de Prader-Willi – SPW Brasil realiza na Av. Atlântica, em Copacabana, uma mobilização pública com o intuito de dar visibilidade às pessoas com Síndrome de Prader-Willi e suas famílias. O evento começa às 9 horas com uma concentração na altura do Copacabana Palace e vai divulgar informações sobre a Prader-Willi e promover a 6ª. Edição da Caminhada Contra a Obesidade na SPW.


Haverá brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças, circuitos que estimulam a prática do exercício físico, sorteios de brindes e palavras de ordem chamando a atenção para a importância da alimentação saudável, especialmente para esse grupo de pessoas.


O evento esteve suspenso desde 2020 por conta da pandemia, mas, nesse período, a SPW Brasil não ficou de braços cruzados. Em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ), a Associação viabilizou para pacientes com suspeitas clínicas da Síndrome de Prader-Willi a realização do exame molecular gratuito para todo o Brasil.


Em atuação desde 2016, a SPW Brasil é uma organização de pais, mães e profissionais da saúde, sem fins lucrativos, que tem como objetivos, entre outros, transformar em realidade o diagnóstico precoce da síndrome, informar cada vez mais médicos e terapeutas sobre a SPW, dar apoio às famílias de indivíduos com a síndrome e conscientizar a sociedade sobre a importância de uma boa alimentação e do controle rigoroso das calorias ingeridas por quem tem Síndrome de Prader-Willi.



Segundo a presidente da Associação, Liane Mufarrej Motta, embora considerada rara, a SPW é a causa genética mais comum de obesidade mórbida infantil identificada até hoje. “Informar a sociedade, capacitar profissionais e divulgar a Síndrome de Prader-Willi são objetivos fundamentais para melhorarmos a qualidade de vida de quem tem SPW no país. E a caminhada é uma ótima oportunidade para isso!”, afirma Liane.

O que é a Síndrome de Prader-Willi (SPW)?


A SPW é um complexo distúrbio genético que afeta o apetite, o crescimento, o metabolismo, a cognição e o comportamento da pessoa. É tipicamente caracterizada por baixo tônus muscular (hipotonia), baixa estatura (quando não tratada com hormônio do crescimento), desenvolvimento sexual incompleto, atrasos cognitivos e problemas comportamentais. As questões mais preocupantes, no entanto, são a sensação constante de fome, a falta de saciedade e um metabolismo lento, que podem levar ao consumo excessivo de alimentos e à obesidade potencialmente fatal.



Quem tem SPW precisa de intervenção médica multidisciplinar e do controle estrito do ambiente e da alimentação, por vezes incluindo a instalação de cadeados em armários e geladeiras a fim de inibir o acesso à comida, ajudar a manter o bom peso corporal e resguardar a saúde do indivíduo.

21 visualizações