Buscar

Casos aumentam na Europa após 10 semanas de declínio

"Haverá uma nova onda na região europeia, a menos que permaneçamos disciplinados", avisa o diretor da OMS para a

Europa, Hans Kluge



Os casos da covid-19 começaram novamente a aumentar na Europa após 10 semanas consecutivas de queda, anunciou esta quinta-feira a filial europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando para o risco de uma nova vaga.


"Haverá uma nova onda na região europeia, a menos que permaneçamos disciplinados", disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, durante uma conferência de imprensa online.


"Na semana passada o número de casos aumentou 10 por cento, impulsionando pelo aumento das viagens e das reuniões pela flexibilização das restrições sociais", acrescentou.


Kluge alertou que essa inversão ocorreu numa altura em que a variante Delta está a crescer, prevendo-se que ultrapassar a variante "Alpha muito rapidamente".


O dirigente afirmou que a variante Delta pode tornar-se na predominante na região europeia da OMS, que é composta por 53 países e territórios, até agosto, mas que pode as vacinas oferecem proteção contra essa mutação.


Kluge referiu que a cobertura vacinal média na Europa é de 24%, mas metade dos idosos e 40% dos profissionais de saúde estão ainda desprotegidos. "Isso é inaceitável e está longe da cobertura recomendada de 80% da população adulta", frisou.

6 visualizações0 comentário
 

Mais Notícias