top of page
Post: Blog2_Post
anuncio cabeçario site.png
Buscar

Cidade romana luxuosa de 2 mil anos é encontrada submersa no mar da Itália


Arqueólogos localizaram uma cidade romana submersa no fundo do mar no Golfo de Pozzuoli, no sul da Itália. O local foi apelidado de ‘Las Vegas do Império Romano’, tem cerca de 2 mil anos e foi construído por governantes Júlio César, Nero e Adriano.

Esta cidade antiga, conhecida como Baiae, foi o playground da elite romana em seu apogeu. Era um elegante resort costeiro dos ricos e poderosos de Roma, com vilas luxuosas.

Baiae tem um vasto parque arqueológico subaquático, com inúmeras estátuas, vilas e mosaicos romanos maravilhosamente preservados, todos visíveis abaixo da superfície.


A arqueóloga Michele Stefanile disse que a cidade submersa é “inédita” e que ainda há muito a ser explorado. “O objetivo é criar um mapa detalhado e de alta resolução da área”, disse.


Como a cidade acabou Apesar de ser um paraíso e local de festas, a cidade de Baiae teve um final infeliz pela escolha do local.


Ela ficava praticamente na caldeira de um supervulcão conhecido como Campos de Phlegra. A atividade vulcânica da região e o movimento do magma subterrâneo afundaram Baiae ao longo do tempo.


Parque arqueológico subaquático Segundo os profissionais, esta é uma área de “extraordinária” importância arqueológica, e foi durante as explorações deste setor que se encontrou o tempo.

A equipe espera ‘escavar’ outros locais de interesse no porto subaquático.

“Começamos a mapear o fundo do mar com drones aéreos e nos meses de maio e junho começamos a mergulhar no local, trazendo conosco uma versão do nosso mapa subaquático – ainda não está completo, mas já é útil”, disse Michele.

bottom of page