anuncio cabeçario site.png
Buscar

Confira quais são os 15 países onde Elizabeth II era chefe de Estado

Reinos da Comunidade de Nações são países que fazem parte do território do Reino Unido e ex-colônias inglesas que mantiveram a rainha britânica como representante estatal



A Rainha Elizabeth II, de 96 anos, foi colocada sob supervisão médica no castelo escocês de Balmoral nesta quinta-feira, 8. A monarca é a chefe de Estado que representava mais territórios no mundo, com 15 nações sob tutela da coroa. Países, como a própria Inglaterra e a Irlanda, são possessões do Reino Unido. Outros são ex-colônias inglesas que mantiveram a rainha britânica como chefe de Estado, como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia. Apesar do título de chefe de Estado, na realidade a função da rainha fica restrita à participação em cerimônias oficiais, entrega de títulos de nobreza e relação institucional com líderes de outros países.


No Reino Unido, por exemplo, o poder político é exercido pelo Parlamento e o primeiro-ministro cumpre a função de chefe de governo. Ao todo, o grupo de territórios sob comando de Elizabeth II é chamado de Reinos da Comunidade de Nações, que são compostos por: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Tuvalu e Reino Unido. Recentemente, Barbados deixou de fazer parte do território da rainha após passar por um processo de autonomia comandado pela primeira-ministra Mia Motley em 2021. Confira abaixo o infográfico.



Elizabeth II é a rainha de 15 países