google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo
top of page
Post: Blog2_Post

Datafolha: 58% dos brasileiros são contra fim da reeleição na política

A medida, que está em discussão no Senado Federal, abrangeria todas as esferas do Poder Executivo como presidente, governador e prefeito


A nova pesquisa Datafolha, divulgada na manhã desta sexta-feira (22/3), indica que mais da metade dos brasileiros é contra o fim da reeleição, projeto que será uma das agendas do Senado Federal em 2024.



58% do eleitorado é a favor de manter a possibilidade de reeleição, enquanto 41% querem que ela seja proibida. O restante não soube responder o questionamento.


A medida já é debatida há anos na Casa, uma vez que foi aprovada pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16, em 1997 e há muitos questionamentos sobre se ela precisa ser revisitada. O texto prevê o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo como presidente, governador e prefeito.


A pesquisa falou ainda com pessoas que se consideram muito ou um pouco petistas e, neste grupo, 67% são a favor da manutenção da reeleição. Já entre os bolsonaristas, 54% são a favor da reeleição.



Em questão de idade, jovens entre 16 e 24 anos são os que mais querem que a reeleição seja mantida, com 71% deles a favor, enquanto os mais velhos são os que menos querem que a medida permaneça, com 47% defendendo o fim da possibilidade.


Já entre os mais ricos e menos instruídos, 62% e 61%, respectivamente defendem a reeleição.

Comments


bottom of page