Diretoria Geral de Saúde do Corpo de Bombeiros alerta a tropa para prevenção ao diabetes

Atualizado: 1 de Dez de 2020


O Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado em 11 de novembro, teve destaque no site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A Diretoria Geral de Saúde (DGS) da instituição fez um alerta a tropa para a prevenção e o tratamento da doença que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) acomete hoje em todo mundo mais de 400 milhões de pessoas. A corporação disponibiliza atualmente uma equipe formada por médicos endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros especializados neste tipo de atendimento.

De acordo com a diretora-geral de Saúde do CBMERJ, coronel Sarah Dias, além do tratamento com medicamentos adequados, a conscientização e a promoção da educação em saúde são os pilares para minimizar os fatores de risco.

A alta frequência dessa doença em todo o mundo se caracteriza principalmente pela forma silenciosa como ela age. Muitos acometidos por ela demoram muito a procurar um médico e as consequências são graves e incapacitantes para os pacientes.

O Diabetes Mellitus é um grave problema de saúde pública. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são o sedentarismo, a obesidade, dieta rica em gorduras, carboidratos e açúcar, além do tabagismo. O diagnóstico precoce é feito por meio de exame de sangue (dosagem de glicose). As principais complicações são problemas oculares, insuficiência renal e feridas nos membros de difícil cicatrização (úlceras), que podem levar a amputações.


CORPO DE BOMBEIROS IRÁ CAPACITAR ALUNOS DA MARINHA DO BRASIL

Foto: Site do CBMERJ

E por falar nessa brilhante instituição, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro recebe, até o dia 13 de dezembro, que por coincidência é o Dia do Marinheiro, militares da Marinha do Brasil para estágio operacional com foco em atendimento pré-hospitalar. O objetivo é atualizar e capacitar os profissionais para prestarem os primeiros-socorros a uma vítima.


As aulas práticas são realizadas durante o acionamento das ambulâncias para eventos de atendimento pré-hospitalar. Os militares da Marinha compõem a guarnição. Já as instruções teóricas acontecem no quartel da Ilha do Governador (19º GBM) e no destacamento do Fundão ( DBM 1/19). Entre os temas da programação estão: suporte básico de vida; queimaduras; traumas como amputação, esmagamento e traumatismo raquimedular; emergências cardiológicas; afogamento; PAF (projétil de arma fogo); choque elétrico; acidentes com animais peçonhentos; deglutição de corpos estranhos e obstrução de vias aéreas.


- É uma honra poder receber integrantes de uma instituição tão importante por meio desta parceria. O aprimoramento dos conceitos teóricos e práticos é a base da nossa estratégia operacional e, neste caso, ajuda no estreitamento da relação entre as instituições – disse o comandante do 19º GBM, tenente-coronel Bernardo Montella da Motta.



 
design real.png
Cópia_de_segurança_de_design real.png

Fresh

MARKET

Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR CARLOS DE MELLO MARQUES - 00029291712