CLIQUE

“Estrela de Belém” reaparece 800 anos depois para iluminar o Natal



Fenómeno não acontecia desde a Idade Média. Júpiter e Saturno vão aproximar-se (bastante) nas próximas semanas ao ponto de, a partir da perspetiva da Terra, parecerem quase colidir, formando a “Estrela de Belém”.



A “Estrela de Belém” vai iluminar o céu em tempo de Natal. O fenómeno astronómico raro, associado ao nascimento de Jesus Cristo, não acontecia há quase 800 anos. Júpiter e Saturno vão aproximar-se bastante nas próximas semanas ao ponto de, a partir da perspetiva da Terra, parecerem quase colidir, formando a “Estrela de Belém”.

O fenómeno deverá atingir o seu ponto máximo a 21 de dezembro, dia do solstício de inverno e com menos horas de luz solar. A data marca a chegada do Inverno ao hemisfério norte e do verão ao hemisfério sul. O solstício de inverno acontece quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador, que divide o planeta Terra ao meio. O astrónomo Patrick Hartigan, da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, explica que este ano estão reunidas as condições para o raro aparecimento da “Estrela de Belém”.

“Os alinhamentos entre Júpiter e Saturno são raros, ocorrem a cada 20 anos, mas esta conjuntura é excecionalmente rara porque os dois planetas vão parecer que estão muito perto um do outro”, explica Patrick Hartigan, em declarações à revista “Forbes”.

Júpiter e Saturno não estavam tão próximos, na perspetiva da Terra, desde os tempos da Idade Média, mais concretamente do dia 4 de março de 1226, refere o astrónomo.

A “Estrela de Belém” será visível através de binóculos ou de um pequeno telescópio, de acordo com a NASA.

Os peritos da agência espacial norte-americana consideram que “esta é a maior conjunção [alinhamento] entre Júpiter e Saturno”. Quem não conseguir ver o fenómeno neste Natal, terá que aguardar, pacientemente, até 2080.

 
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
Navegue pela web
faceVERDE redondo PNG.png
whatsapp novo3.png
logo real certo.png

Siga-nos no FACEBOOK e receba as notícias em tempo real no Feed do seu facebook.

logo real certo.png

EXPEDIENTE

REVISTA REAL NOTÍCIAS

A Revista Real Notícias foi fundada em primeiro de junho de 2020,.

O veículo é completamente digital, com suporte nas redes  sociais. Atuação nos canais: Facebook - Twitter - Instagram e You tube.

Direto Presidente: Carlos de Mello 

Vice Presidente: Damasceno Henrique

Jornalista Responsável: Carlos Hemrique

Colaboradoes:

Kelly Barros - Colunista de Moda

Cmte. Diniz - Notícias da Caserna

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR DESIGN GRÁFICO REAL - 00029291712