CLIQUE

Livro com histórias do Rio sob a ótica de arquitetos será lançado amanhã


O que acontece quando 18 arquitetos com alma carioca contam casos sobre o Rio de Janeiro? A resposta poderá ser conferida a partir de amanhã, quando será lançado o livro ‘Histórias do Rio de Janeiro Contadas por Arquitetos’. O lançamento faz parte do calendário do Rio Capital Mundial da Arquitetura (RCMA), título inédito conferido à Cidade do Rio pela UNESCO em parceria com União Internacional de Arquitetos.


Bilíngue (português/inglês), a obra tem também uma homenagem ao ex-prefeito e arquiteto Luiz Paulo Conde, com depoimentos de outros 10 arquitetos, incluindo o arquiteto português Álvaro Siza, que contribuiu com croquis do Rio, na sua visita acompanhado de Luiz Paulo Conde. Editora Rio Books.


A ideia foi de dois deles, Jozé Candido Sampaio de Lacerda e Priscilla Chiesse. O objetivo foi valorizar a cidade, principalmente através daqueles que de alguma forma colaboraram em torná-la mais bela e humana. Para isso, nada melhor que os depoimentos de alguns arquitetos que em muito contribuíram para esta valorização, pensaram os idealizadores.


– O Rio é uma cidade especial e, sob todos os aspectos, viver no Rio é um privilégio, ser carioca é sentir-se perfeitamente integrado com a sua cidade e ser um arquiteto carioca é dar mais importância à cidade e aos seus espaços públicos e naturais, é gostar de “estar sempre chegando e não querer nunca ir embora -, explica Jozé.


Ele avalia que o principal público do livro serão os arquitetos, professores, estudantes e historiadores e todas as pessoas que se interessam pela cidade do Rio de Janeiro. A vantagem do livro para o leitor será de conhecer as histórias de quem de alguma maneira contribuiu para a nossa cidade ser cada vez mais maravilhosa.


Cada arquiteto contou suas histórias em espaço entre 15 e 20 páginas, compondo um total de 300, com imagens. O arquiteto Mário Elian, por exemplo, falou de sua vida como morador de um conjunto habitacional em Coelho Neto. Já Manuel Sanches escreveu sobre um passeio que fez pela cidade com um urbanista espanhol. Vale a pena saber mais sobre o Rio a partir das histórias deles.


Arquitetos que contam as histórias:

– Angela Fonti – Aníbal Sabrosa – Celso Rayol – Fabiana Izaga – Fábio Bitencourt – Gilson Santos – Indio da Costa – João Calafate – José Canosa Miguez – Jozé Candido S. Lacerda – Luiz Carlos Toledo – Luiz Fernando Freitas – Luiz Fernando Janot – Mário Elian – Manuel Sanches – Mauro dos Guaranys – Pablo Benetti – Pedro da Luz


Demais arquitetos que contribuíram para o livro: – Alder Catunda – Álvaro Siza Vieira – Luciene Ruiz – Lula Carvalho – Otávio Henrique Reis – Priscilla Chiesse – Roberto Nascimento – Verena Andreatta


Serviço: – Lançamento: Quarta-feira, 02/11/2020. – Horário: A partir das 18h. – Local: Clube Marapendi (Avenida das Américas, 3.979. Barra da Tijuca. RJ-RJ. * Estacionamento no local.

 
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
Navegue pela web
faceVERDE redondo PNG.png
whatsapp novo3.png
logo real certo.png

Siga-nos no FACEBOOK e receba as notícias em tempo real no Feed do seu facebook.

logo real certo.png

EXPEDIENTE

REVISTA REAL NOTÍCIAS

A Revista Real Notícias foi fundada em primeiro de junho de 2020,.

O veículo é completamente digital, com suporte nas redes  sociais. Atuação nos canais: Facebook - Twitter - Instagram e You tube.

Direto Presidente: Carlos de Mello 

Vice Presidente: Damasceno Henrique

Jornalista Responsável: Carlos Hemrique

Colaboradoes:

Kelly Barros - Colunista de Moda

Cmte. Diniz - Notícias da Caserna

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR DESIGN GRÁFICO REAL - 00029291712