O poder dos probióticos para sua pele e saúde

Dos problemas intestinais à acne, alguns motivos pelos quais os probióticos poderão

ajudar a alinhar sua saúde


A essa altura do campeonato, você já pelo menos ouviu falar dos alimentos probióticos, isso se nunca provou um. Se não tiver experimentado, quem sabe você não muda de ideia até o fim desta matéria? Os probióticos são micro-organismos como lactobacilos ou bifidobactérias que estimulam os sistemas imunológico, digestivo e urinário, além de ter impactos reais na pele.


Os benefícios dos probióticos


Adicionados em alimentos, os probióticos trazem diversos ganhos para o corpo. As mudanças se tornam perceptíveis após quatro meses, e a revolução é geral: “Essas bactérias ‘do bem’ - que melhoram a saúde do intestino, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes -, também apresentam bons resultados para tratar acne e as temidas ruguinhas. Os probióticos são aliados da beleza por terem propriedades naturais anti-inflamatórias, que ajudam a eliminar as bactérias que podem causar espinhas, rosácea, dermatites e psoríase.”


Na pele, os probióticos interagem com os “receptores celulares da pele para modular a resposta imune, ajudando a diminuir a inflamação da pele. Eles reforçam a barreira protetora natural do tecido cutâneo”, explica Assed e, por isso, ajudam recuperar peles sensíveis, amenizam os efeitos da poluição e do excesso de sol e produtos, e ainda deixam a pele mais macia e luminosa.


Quando ingeridos, os probióticos vão para o intestino e ali se integram à flora já existente. “Não sei fixam ali, mas auxiliam no trabalho de absorção de nutrientes, tais como cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, além de facilitarem a digestão da lactose”, explica a dermatologista. No sistema imunológico, os probióticos também atuam como fortalecedores, ajudando a prevenir doenças.


Agora que você já está convencida de que incluir alimentos probióticos na sua dieta só tratá efeitos positivos, a nutricionista Cátia Ruthner lista o que consumir: iogurtes naturais, kefir, kombucha, chucrute, picles e demais bebidas fermentadas.



Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone