Bali foi povoada cerca de 2 000 a.C. por austronésios originários do Sudeste Asiático e da Oceânia através do Sudeste Asiático Marítimo. Perto da aldeia de Cekik, na parte ocidental da ilha, foram encontradas ferramentas de pedra datadas dessa época. Em termos culturais e linguísticos, os balineses estão estreitamente relacionados com os povos do arquipélago indonésio, Malásia, Filipinas e Oceânia.
Onde fica Bali?
Bali é uma ilha que fica localizada na Indonésia, na Ásia, às margens do Oceano Índico. A ilha possui um aeroporto internacional de grande porte, o Ngurah Rai International Airport – DPS, onde operam diversas companhias aéreas, pricipalmente da Ásia. As viagens entre o Brasil e Bali levam ao menos 24 horas, mas a ilha e suas belezas fazem a o trajeto longo valer a pena. Para quem já está na Ásia, o trajeto é bem mais simples e várias companhias low cost viajam ao local.
Visto para Bali
Quem viaja para a Indonésia a turismo e fica por até 30 dias não precisa de visto! Até o início de 2016 era preciso pagar uma taxa para entrar no país, mas isso também não é mais necessário para brasileiros. É preciso que seu passaporte tenha validade superior a 6 meses, 2 páginas em branco (no caso de viagens para Bali) e a apresentação do certificado de vacinação contra febre amarela. Ter a comprovação da passagem de ida e volta, além da reserva dos hotéis também é recomendado.
Quanto custa viajar a Bali?
A moeda de Bali é a rupia indonésia (IDR). A moeda é desvalorizada com relação ao real e muitos zeros estão sempre presentes quando vemos os preços dos serviços na ilha, por isso notas de 50.000 são comuns. Não pense que está rico se tiver 100.000 Rp na carteira… isso significa apenas que você tem em torno de R$37.
Curtir Bali não é caro, pelo contrário, o destino é muito mais barato do que grandes e modernas cidades da Ásia. Você encontra ótimos hotéis pagando em torno de R$250 nas diárias e come restaurantes de excelentes de qualidade sem desembolsar muito por isso. O mais caro serão as passagens aéreas, já que além da grande distância não há voos diretos para a Indonésia!
Cultura e religião em Bali
Bali é uma ilha cujos moradores, em grande maioria, acreditam no hindu-balinês. A Indonésia é um país muçulmano, mas Bali é bastante diferente do restante do país nesse sentido. Em algumas áreas da Indonésia aplica-se a Sharia, que não é o caso de Bali, mas antes de viajar ao país é importante se informar sobre os costumes e leis locais.
A cultura da ilha é riquíssima, e a religião local tem uma visão bastante diferente da que estamos acostumados no Brasil, e se manifesta de maneiras muito interessantes. Pelas ruas é muito comum ver oferendas aos deuses, pessoas com trajes típicos, cortejos, celebrações de datas religiosas e da morte.
Os templos religiosos de Bali são o ponto alto da viagem para muita gente e muitas vezes estão localizados em locais inesperados, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Por se tratar de um espaço religioso, esteja atento ao código de vestimenta dos templos balises, que geralmente exigem o uso do sarong, uma espécie de saia que faz parte da cultura local.
Transporte em Bali
As principais maneiras de se locomover em Bali são os carros e motocicletas. O trânsito no local é meio caótico, as motos carregam famílias inteiras e transportam objetos tão grandes que a gente se impressiona com as imagens que vê. Uma ótima maneira de se poupar da confusão de dirigir na ilha, que utiliza a mão inglesa, é contratar um guia/motorista particular, que pode passear com você o dia todo e mostrar os principais pontos turísticos. O serviço é muito popular e tem um ótimo custo-benefício, principalmente para quem está em grupo. Leia mais sobre transportes em Bali.
O que fazer em Bali
1. Uluwatu Temple
Uma das principais atrações de Bali é o Uluwatu Temple, um templo balinês que está localizado em uma extremidade da ilha, na beira de um penhasco e à beira-mar. É um lugar místico e lindo para conhecer no fim da tarde, quando o sol se põe. Quem quiser também pode curtir um show de dança balinesa que acontece pela noite no próprio local. A paisagem à beira-mar e o próprio templo de Uluwatu tornando-o um dos principais pontos turísticos de Bali, cartão-postal da ilha!
2 – Tanah Lot
Tanah Lot é um outro templo muito conhecido de Bali, construído em pedras que ficam “no meio do mar”. Quando a maré está baixa é possível ir até o local caminhando, mas quando ela está alta o templo fica isolado no meio do mar. O pôr-do sol- visto do Tanah Lot é um dos mais lindos da ilha e vale muito a pena incluí-lo em seu roteiro!
3 – Praia de Uluwatu
Uluwatu Beach é uma das praias mais bonitas de Bali, muito frequentada por turistas e por surfistas. Ela fica a frente de um enorme paredão de pedras onde estão instalados alguns bares e restaurantes que possuem uma vista sensacional da região!
A praia tem uma espécie de gruta ao chegar no mar, é um lugar diferente e muito bonito. No período de maré alta e baixa a aparência de Uluwatu Beach pode variar bastante. A praia é geralmente procurada por surfistas porque tem boas ondas, mas também por muitas pessoas que querem curtir o maravilhoso visual dessa região. Vale a penar conhecer a Praia de Uluwatu no mesmo dia que você visitar o Templo de Uluwatu, já que ambos estão próximos.
4 – Tirta Empul Temple
Tirta Empul Temple é um templo diferente de Bali, que fica nas proximidades de Ubud. O templo abriga uma fonte d’água, e “piscinas” em que os moradores locais realizam um ritual de purificação, de acordo com a crença e cultura local. É um bom passeio para quem quer renovar as energias e se aprofundar nas crenças da cultura balinesa e conhecer um templo que se diferencia dos demais.
5 – Passear e curtir a noite em Seminyak
A região de Seminyak é uma espécie de Búzios em Bali. É um lugar com uma atmosfera muito gostosa, vários restaurantes, lojinhas e clubes de praia, além de bons lugares para curtir a vida noturna. Pela noite é bem gostoso caminhar pela região e fazer compras… nossa dica é curtir o fim de tarde em locais como o Ku de Ta ou o Potato Head, ambos são clubes bem conhecidos na região.
6. Descansar praias de Bali
Em uma ilha como Bali, muita gente imagina passar o dia inteiro na beira do mar e embora seja, sim, um dos pontos fortes de lá, é importante destacar que Bali não tem apenas praias e nem todas as suas praias são tão incríveis assim. Entre as praias de Bali mais conhecidas e populares para conhecer estão a Double Six Beach, a Praia de Seminyak (boa para ficar nos beach clubs), a praia de Nusa Dua (que gostamos bastante) e a bela Padang Padang. Cada uma das praias tem o seu ponto forte, mas em algumas delas o mar não é tão cristalino, nem a areia tão branquinha. Se você quer um mar com águas cristalinas, sugerimos ficar uns dias nas Ilhas Gili.
Praias de Bali
7 – Apreciar os terraços de arroz
O cultivo do arroz é bastante típico da região e ao percorrer as cidades da ilha você verá plantações e mais plantações de arroz, que são a base de sustento de muitas famílias e de quebra formam paisagens naturais lindas porque utilizam um método de irrigação inventado há séculos. Os terraços de Jatiluwih e principalmente Telalagang são populares entre os turistas e valem uma visita. Nos últimos anos esses terraços também ganharam alguns restaurantes com vista para as plantações, além de enormes balanços para apreciar seu visual.
Terraço de Arroz em Bali
8 – Passear e se encantar com as atrações de Ubud
O coração da cultura balinesa fica em Ubud. A cidade tem atrações como o Ubud Palace, a Monkey Forest e o Ubud Market (um mercado movimentado, cheio de produtos para comprar como recordação). Além disso, a cidade de Ubud tem hotéis com ótima estrutura, bons restaurantes e lindos campos de arroz ao seu redor.
É um dos melhores lugares para ficar hospedado em Bali. Embora não tenha praias, oferece realmente uma ótima experiência e proximidade com vários atrativo. Quem quer ficar hospedado em um hotel com vista para os campos de arroz pode ficar hospedado próximo a Ubud e dessa maneira ter também fácil acesso aos restaurantes e lojinhas da cidade.
9 – Fazer uma aula de Culinária
Bali é cheio de experiências diferentes e uma delas é oferecer aulas de culinária local. Essa é uma forma prática de conhecer um pouco mais da saborosa gastronomia balinesa, participar do preparo da comida e ao fim degustá-la. É uma experiência diferente e que nem todo destino proporciona!
Aula de gastronomia em Bali
10 – Fazer uma massagem balinesa
Tudo bem, pode ser que “fazer massagem” não seja uma “atração” de Bali, mas a verdade é que as massagens e os spas possuem preços tão atrativos que se tornam irresistíveis. Depois de um dia caminhando e passeando pela ilha, nada melhor do que esticar as pernas e relaxar enquanto recebe uma massagem rápida ou um demorado tratamento em um spa com vista para os terraços de arroz. O fato é as massagens e tratamentos para o corpo em Bali são levados a sério e a quantidade de espaço oferecendo-os é enorme.
Spa em Bali
11 – Conhecer um vulcão
A Indonésia é uma ilha com cheia de vulcões e uma das atividades oferecidas em Bali é o trekking para admirar o nascer ou o pôr-do-sol em um dos vulcões da ilha, entre eles o Mount Batur e o Mount Agung. Para quem gosta de experiências exóticas, atividades ao ar livre, pode ser uma boa pedida de passeio na ilha!
12 – Fazer uma aula de yoga
Muitos turistas visitam Bali buscando uma experiência mais introspectiva, que vai além de observar os pontos turísticos da ilha. Por isso, as aulas de yoga são atividades populares entre alguns visitantes. Existem escolas especializadas nessa atividade, com diferentes tipos de práticos, em que você pode fazer aulas avulsas e para iniciantes.
13. Tirar fotos nos balanços de Bali
Uma atividade cada vez mais popular em Bali é visitar chamados “Bali Swing” que são balanços enormes, com paisagens cenográficas ao fundo, e que rendem belas fotos. Esses balanços existem em diferentes pontos da ilha, com visão para diferentes cenários naturais e podem render uma experiência divertida.
14. Se aventurar no surf
Bali é um dos destinos mais famosos do mundo entre os surfistas e quem já surfa ou quer aprender a surfar pode se valer da forte cultura do surf na ilha para dar suas primeiras braçadas no mar. São várias as praias de Bali indicadas para o surf e muita gente viaja para a ilha pensando exclusivamente nisso.
15. Assistir a um show de dança balinesa
A dança balinesa é um programa clássico em Bali e que além do movimento do corpo em si, que por si só já desperta atenção, envolve um enredo teatral. Existem danças com estilos diferentes oferecidos pela ilha e os shows que visitamos e recomendamos são os que acontecem no Uluwatu Temple (incrível!) ou os espetáculos do Ubud Palace.
16. Visitar Gili Islands
As ilha Gili são uma boa opção para complementar sua viagem para Bali. As três ilhas, — Gili Meno, Gili Air e Gili Trawangan — são bem tranquilas, nem carros possuem, tudo é feito a pé, bicicleta ou charrete. Elas são uma boa dica para quem procura um destino de pequeno porte e com belas praias. A viagem de barco entre Bali e Gili dura em torno de uma hora e meia e ao chegar lá você pode aproveitar para praticar mergulho, snorkeling ou simplesmente descansar admirando suas paisagens.
Restaurantes em Bali
Algumas dicas de lugares para comer na ilha!
Restaurantes em Seminyak
La Lucciola, Seminyak – O restaurante serve massas e fica na beira da praia. A localização é ótima para um jantar romântico e o custo-benefício é bom.
Ku de Ta, Seminyak – Um dos queridinhos dos turistas em Seminyak, o Ku de Ta é um clube de praia e restaurante na beira do mar. É uma boa opção para ir durante a tarde curtir o pôr do sol ou fazer uma refeição ao ar livre.
Potato Head, Seminyak – Outro clube de praia muito conhecido em Bali, o Potato Head fica também em Seminyak e é uma alternativa para tomar uma bebida durante a noite, conversar com amigos e curtir a vibe da ilha.
Gelato Secrets – O calor em Bali é forte, por isso um sorvetinho durante a tarde é sempre uma boa pedida! Ele está em diferentes endereços na ilha!
Single Fin, Uluwatu – Localizado em Uluwatu Beach, o Single Fin tem um visual espetacular para o mar! Excelente pedida para tomar uma bebida gelada curtindo uma das paisagens mais bonitas de Bali.
Restaurantes em Ubud, Bali
Gelato Secrets – O calor em Bali é forte, por isso um sorvetinho durante a tarde é sempre uma boa pedida! Ele está em diferentes endereços na ilha!
Mozaic, Ubud – Premiado, o restaurante é uma das boas alternativas para fazer uma refeição mais refinada em Ubud.
Locavore, Ubud – Considerado um dos melhores restaurantes da Ásia, o Locavore tem uma cozinha contemporânea e prioriza o uso de ingredientes indonésios. É um lugar super badalado e tem um espaço pequeno, então é indicado fazer reserva.
KAFE, Ubud – Indicado para quem busca uma alimentação saudável, o KAFE tem vários pratos com frutas, legumes e verduras além de deliciosos sucos e um ambiente aconchegante!
Onde ficar em Bali – dicas de hotéis
Bali tem hotéis para todos os gostos e bolso, com visual para o mar ou para os terraços de arroz. Uma vantagem que faz toda a diferença é que os hotéis em Bali costumam ter valores bem convidativos se comparados a outros destinos pelo mundo e é possível ficar muito bem hospedado sem gastar uma fortuna.
Quando for pesquisar seu hotel em Bali, tente ficar em um hotel com piscina, que o ajudará a refrescar-se do calor que faz por lá e opte sempre por quartos com ar condicionado. Para quem gosta de projetos arquitetônicos inovadores, é interessante saber que os banheiros a céu aberto são bastante comuns, assim como as suítes em vilas privadas.
Clima de Bali – melhor época para viajar
Prepare-se para sentir calor! Bali é um destino que costuma ser quente o ano inteiro e que tem mais chuvas entre os meses de dezembro e março. A alta temporada ocorre em meses como julho e agosto, quando muitos países do hemisfério Norte estão em férias de verão.
Confira abaixo os dados sobre sobre o clima em Bali mês a mês.
Clima em Bali
Outras dicas de Bali:
A língua oficial de Bali é a língua indonésia, mas na ilha fala-se também o balinês. Por causa do forte turismo pessoas comunicam-se em inglês e você consegue se virar muito bem por lá se falar inglês
Sempre que entrar em um templo balinês, use o sarong, que é um traje típico local. Não utilizá-lo é considerado desrespeitoso e nada pior do que visitar um país sem respeitar suas regras. Em alguns dos templos da ilha você pode pegar um sarong comunitário emprestado, mas comprá-lo é bem barato e você encontrará o sarong sendo vendido em dezenas de lojas.
Para ter internet durante sua viagem, compre um chip de celular pré-pago, que facilitará seu deslocamento pela cidade e demais atividades que o smartphone oferece.
Tome cuidado com os macacos em Bali!!! Em vários pontos turísticos como Monkey Forest e Uluwatu Temple você verá macacos; apesar de parecerem simpáticos e dóceis, não se esqueça que são animais selvagens! Não leve comida para esses lugares e evite andar perto desses animais com objetos soltos como óculos e bonés. Tenha sempre sua mochila fechada porque os macacos podem furtar seus pertences em busca de comida. Parece exagero, mas infelizmente não é… há dezenas de casos de pessoas que perderam itens pessoais por furto dos macacos.
Bali tem um trânsito meio caótico e dirigir um carro por lá pode ser complicado por causa do grande número de motoc47icletas e porque o país utiliza a mão inglesa. Para dirigir em Bali recomendamos fazer a PID – Permissão Internacional para Dirigir, que deve ser feita em sua cidade.
Comments