Matéria Atualizada - Os 13 hábitos que evitam 40% dos casos de demência

Atualizado: Ago 20

Integrar 12 hábitos à rotina pode evitar ou atrasar em 40% o surgimento de uma das complicações mais incapacitantes na velhice: a demência. E vale adotar esses comportamentos a qualquer tempo. A lista e a dica são de um grupo formado por 28 renomados especialistas. Eles avaliaram pesquisas recentes sobre o tema e chegaram aos 12 cuidados para manter o cérebro em pleno funcionamento. Os comportamentos são diversificados, e o efeito a não adotá-los, também. Por exemplo, 1% dos casos de demência ocorre por exageros na ingestão de álcool na meia-idade. Já os traumas na cabeça respondem por 3% dos casos.



Lon Schneider, um dos criadores da lista, chama a atenção para o fato de que, já na juventude, é possível se proteger dessas condições de risco. “Estamos aprendendo que as táticas para evitar a demência começam cedo e continuam ao longo da vida. Por isso, nunca é muito cedo ou muito tarde para agir”, enfatiza o também codiretor do Centro de Pesquisa de Doenças de Alzheimer da University of Southern California, nos Estados Unidos.


O termo demência é usado para descrever doenças que têm como sintomas o declínio progressiva das funções cognitivas, como a memória e o raciocínio. Há diversos tipos de demência, sendo que o Alzheimer é a mais comum. Essas doenças são mais incidentes na velhice, mas podem acometer pessoas a partir da meia-idade. Esse é mais um motivo para começar a se proteger dessas enfermidades o quanto antes, segundo os autores da lista.


Os cuidados foram divulgados no jornal The Lancet. Confira quais são e os coloque em prática agora mesmo:

1. Mantenha a pressão arterial sob controle. O ideal é que a pressão arterial sistólica fique em, no máximo, 13 a partir dos 40 anos de idade. Esse é o maior valor informado quando você afere a pressão.


Pilates


2. Cuide da saúde auditiva. Evite se expor a altos ruídos, como os emitidos pelos fones de ouvido. Se for necessário, vá a um especialista que o ajudará na escolha de um aparelho auditivo.


3. Reduza a exposição à poluição do ar e ao fumo passivo do tabaco.


4. Evite ferimentos na cabeça. O traumatismo craniano na meia-idade aumenta o risco de demência. Profissionais da construção civil e alguns esportistas costumam sofrer mais esse tipo de lesão.


5. Controle a ingestão de álcool. O recomendado é não ultrapassar 21 unidades por semana. Uma unidade de álcool equivale a 10ml de bebidas alcoólicas ou 8g de álcool puro.


6. Pare de fumar e ajude outras pessoas a fazerem o mesmo.


7. Estimule a educação primária e secundária na infância. A menor escolaridade nos primeiros anos de vida é associada a maior risco de demência mais tarde.


8. Leve uma vida ativa até a meia-idade. De preferência, mantenha-se não sedentário depois.

9. Mantenha o peso corporal saudável.


10. Cuide de sua saúde mental. A depressão está ligada ao maior risco de ocorrência de demências.


11. Procure manter as relações sociais. O isolamento também é considerado um fator de risco.


12. Fique atento ao diabetes. Estudos mostram que, quando o diabetes está descontrolado principalmente no início da velhice, por volta dos 65 anos, pode agravar ou desencadear demências.


13. Pilates e Alzheimer

Um programa de Pilates para pacientes com Alzheimer é positivo, uma vez que o método ajuda a compensar os efeitos negativos da falta de mobilidade, tais como a diminuição do teor de água no tecido conjuntivo e o encurtamento das estruturas do músculo-tendinosas, a atrofia muscular, a diminuição do fluxo sanguíneo e do retorno venoso.


O trabalho de alongamento que é realizado no Pilates melhora a elasticidade e flexibilidade do paciente e favorece a circulação e a drenagem; enquanto a nível neurológico, através da prática de exercícios de forma repetitiva, é possível descontrair e relaxar a musculatura e melhorar as sensações do paciente em relação às áreas mobilizadas. Além disso, há um aumento no alcance articular e melhora na fraqueza ou atrofia muscular.

 
Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone