Poder, dinheiro, sexo: caso do padre pop lembra The New Pope

Escândalo com Robson de Oliveira ganha dimensão maior após matérias nos principais telejornais



Em um episódio da série 'The New Pope', exibida no Brasil na HBO, um sacerdote corrupto é contestado pelo papa recém-entronado John Paul III (John Malkovich). O novo líder da Igreja Católica - um ex-playboy com passado turbulento e alguns segredos - quer desmantelar o esquema criminoso de desvio de dinheiro nos bastidores da Santa Sé. O subalterno não se intimida. Ele avisa, em sutil tom de ameaça, que no Vaticano há dois tipos de pessoas: as que chantageiam e as que são chantageadas. De qual lado o papa quer estar?


John Paul III logo percebe que precisará enfrentar em seu círculo íntimo inimigos tão ardilosos quanto o próprio diabo. Quem se encontra em situação semelhante é o padre Robson de Oliveira Pereira, afastado da função de reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), após operação do Ministério Público e do Judiciário em investigação sobre desvio de R$ 120 milhões de doações feitas por fiéis ao longo de muitos anos.


Na segunda-feira (24), vários veículos de imprensa relembraram que o missionário foi vítima de chantagem um tempo atrás. "Hacker que extorquiu padre Robson diz que teve um romance com ele e ameaçava expor casos", informou o site da revista IstoÉ. Coagido, padre Robson usou quase R$ 3 milhões da Afipe (Associação dos Filhos do Pai Eterno), fundada e presidida por ele, para impedir a divulgação do tal material explosivo.


Foi justamente a partir da investigação policial para prender o chantagista que surgiram desconfianças a respeito da exorbitante movimentação financeira em torno do religioso goiano. Deu no que deu. No domingo (23), o Fantástico, da Globo, exibiu matéria de 19 minutos a respeito do escândalo sobre poder e dinheiro envolvendo o padre pop da Rede Vida. Na RecordTV, o Domingo Espetacular abordou o caso ao longo de 12 minutos. GloboNews e CNN Brasil também deram destaque à notícia.


No desfecho de 'The New Pope', John Paul III percebe não ter vocação para enfrentar o sistema implacável que movimenta o Vaticano: renuncia e retoma a vida hedonista de antes, longe dos exploradores da fé e da iminente destruição de sua biografia. O futuro do padre Robson é uma incógnita. Ele nega qualquer participação em "atividade criminosa" e diz confiar na justiça divina. Resta saber como agirá a justiça dos homens.

 
Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone