Prefeitura do Rio suspende repescagem da vacinação por idade na próxima semana

Todas as pessoas com deficiência maiores de idade que não se vacinaram também poderão comparecer aos postos


Rio - A prefeitura do Rio apresentou o calendário de vacinação contra a covid-19 da próxima semana, que será realizado de maneira diferente das anteriores, sem a previsão de repescagem por idade. A mudança acontece após uma preocupação do município de reduzir o comportamento de pessoas que tentam optar por não se vacinar na data correta, como estratégia para escolher o imunizante.

Durante a apresentação do 27° Boletim Epidemiológico do Rio, o secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, explicou que pode acontecer uma futura repescagem após a prefeitura completar o esquema vacinal de toda a faixa etária.



“A gente acelerou o calendário e por isso não há período de repescagem na próxima semana. Esse é um padrão que estamos utilizando na secretaria, a gente aumenta a frequência de repescagem no final de cada grupo então muito provavelmente no final do grupo dos 30 a gente também deve ter repescagem”, afirmou.


O calendário planejado até o fim da próxima semana atende a pessoas de até 37 anos. De segunda-feira (12) a sábado (17), além da vacinação por idade, será feita apenas a repescagem para pessoas com deficiência. Gestantes, puérperas e lactantes também podem se vacinar na próxima quinta-feira (14).




O superintendente de Vigilância em Saúde do Rio, Márcio Garcia, alertou que é preciso ampliar a vacinação contra a covid-19 entre pessoas com deficiência, que podem se vacinar preferencialmente no horário da tarde, a partir da próxima segunda-feira até sábado.


Fonte: Jornal O Dia

6 visualizações