Problemas com gengivite ou periodontite? Entenda mais sobre a área que cuida da sáude das gengivas

A periodontite é a segunda maior causa de perdas dentárias em adultos, perdendo apenas para a cárie.


Quando pensamos em saúde bucal, a primeira coisa que passa pela nossa cabeça são os cuidados com os dentes, como praticar uma boa higiene bucal e visitas regulares ao cirurgião-dentista; mas será que só isso basta para garantir um sorriso mais saudável ?


A verdade é que o universo bucal é muito amplo e engloba outros aspectos, como a saúde das gengivas dentre outras especialidades que integram a odontologia. A periodontia é a área que trata da saúde da gengiva até o osso que envolve e suporta os dentes.




O que é periodontia?


É a especialidade responsável por cuidar da saúde das nossas gengivas e dos tecidos que servem como suporte para os dentes. O profissional dessa área foca na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais que afetam o tecido gengival e que podem prejudicar a saúde do organismo se não forem tratadas corretamente, como a gengivite e a periodontite. Por isso que, em casos de sangramento recorrente da gengiva, o mais recomendado é procurar a ajuda de um especialista no assunto.


POR QUE DEVO IR A UM PERIODONTISTA?


A gengiva é o tecido que reveste o osso que dá sustentação ao dente e, portanto, estrutura essencial da boca que precisa de cuidados especiais, principalmente quando apresenta-se com sinais de inflamaçâo, tais como sangramento, vermelhidão e inchaço; mesmo que muitas pessoas não dêem a devida atenção à essa região, é importante ficar sempre atento a qualquer sinal que fuja do normal. Os problemas gengivais, dependendo da sua gravidade, correm o risco de comprometer todo o tecido de suporte dos dentes, podendo levar à perda dentária. Por isso, quando acontecem infecções ou inflamações na região, o profissional especializado em periodontia é quem pode ajudar. Ele fará uma análise minuciosa do caso em questão para indicar o tratamento mais adequado.


QUANDO É NECESSÁRIO PROCURAR UM PERIODONTISTA?


O periodontista pode ser importante em várias situações; desde uma simples consulta de revisão para verificar se está tudo em ordem com a saúde bucal do paciente até realizar tratamentos de doenças específicas que acometem a gengiva, que são a gengivite e periodontite. Além disso, outras queixas em questão podem surgir tais como a Halitose ou "mau hálito", retrações gengivais, alterações na posição dos dentes, próteses desajustadas e sensibilidade dentinária ou dentes sensíves.


Procure o PERIODONTISTA para uma avaliação e tratamento específico adequado à cada situação.


Dra Cristiane Carrilho.

Especialista em Periodontia.


 
Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone