Proprietários de imóveis no Rio deverão atualizar dados cadastrais anualmente pela internet

Contribuintes terão até o último dia útil do mês de junho de cada ano para entregar a declaração online


A partir deste ano, os cariocas terão a obrigatoriedade de fazer uma atualização de dados para todos os imóveis cadastrados na Prefeitura do Rio sujeitos ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Os contribuintes terão até o último dia útil do mês de junho de cada ano para entregar a declaração pela internet.

O Decreto 48.378/2021 também criou um grupo de trabalho para apresentar até o fim de março um projeto detalhado das medidas necessárias, inclusive na área de tecnologia, para a implantação da declaração virtual.


Com a mudança, o Fisco municipal poderá direcionar as cobranças para o titular do direito, atualizar o sujeito passivo dos impostos e o valor do IPTU, e aplicar penalidades aos proprietários inadimplentes pelo não pagamento do imposto. A declaração será obrigatória.

O contribuinte proprietário de mais de uma inscrição imobiliária poderá apresentar as informações sobre todas em uma mesma declaração, que será subdividida de modo a permitir a informação individualizada dos dados para cada inscrição.


Dentre as informações solicitadas no cadastro estarão:


I – número da inscrição imobiliária no cadastro municipal II – endereço do imóvel III – nome e CPF/CNPJ do contribuinte, bem como o tipo de seu vínculo jurídico com o imóvel IV – exercício a que se referem as informações prestadas na declaração V – área edificada VI – utilização do imóvel, dentre as seguintes opções: a) não edificado b) edificado com uso residencial c) edificado com uso não residencial VII – a utilização específica (loja, indústria, escola, clínica, hotel etc.) VII – tipologia (característica construtiva) do imóvel


O diretor da Sérgio Castro Imóveis, Claudio Castro, destaca a importância dos dados dos imóveis estarem atualizados nos dados da prefeitura.


É muito importante que a prefeitura possa manter dados atualizados sobre os imóveis da cidade, até para poder cobrar o IPTU corretamente”, ele afirmou.


Por outro lado, nas redes sociais, muitos usuários criticaram a novidade. Pessoas com dificuldades para usar tecnologias podem enfrentar problemas para realizar a atualização e até mesmo preencher algum dado errado. Há ainda quem sequer tem fácil acesso a internet. Além disso, algumas pessoas questionaram o impacto dessa nova medida para as favelas, ressaltando que, no futuro, pode ocasionar em multas aos moradores ou, até mesmo, em desapropriações.

 
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
Navegue pela web
logo real certo.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR CARLOS DE MELLO MARQUES - 00029291712