anuncio cabeçario site.png
Buscar

Sistemas da Prefeitura do Rio chegam ao quinto dia fora do ar após ataque hacker

A Iplan já tem o controle da gestão e de alguns sistemas de rede, porém os serviços serão mantidos fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro



No quinto dia após ataque hacker, a Prefeitura do Rio retomou o acesso ao Portal da Prefeitura. Embora os serviços continuem sem funcionar, o site, que antes abria em uma página de erro, agora passa a mostrar um comunicado. A administração municipal informou que o portal será utilizado, por enquanto, como plataforma para levar informação aos cariocas até que o site possa ser completamente restabelecido. Até então, as redes sociais cumpriam esse papel, porque não foram atingidos pelo ataque cibernético.


"Os dias em que o sistema está fora do ar não serão considerados dias úteis para fins de vencimento de tributos e nenhum contribuinte será prejudicado", informa a mensagem na abertura da página.


Questionada sobre o pagamento dos servidores, cuja folha salarial é fechada no dia 20, a Prefeitura do Rio informou que não será prejudicado.


A administração municipal não deu previsão para o retorno on-line de todo o Portal da Prefeitura e das páginas de serviços aos cidadãos, mas alguns acessos já estão sendo normalizados, como o Diário Oficial do Município, que voltou a ser publicado, nesta quinta-feira, 18. A consulta às edições anteriores também retornou.