CLIQUE

Tratamento adotado por Paulo Gustavo custa R$ 30 mil e foi barrado no SUS


Ludhmila Hajjar lamentou: 'Boa parte das vidas que estão sendo salvas se devem a esse dispositivo'


Em entrevista a CNN Brasil, Ludhmila Hajjar contou que o tratamento ECMO para Covid-19, feito por Paulo Gustavo, custa R$ 30 mil e foi barrado no SUS (Sistema Único de Saúde) em 2015. "Muita gente não tem a chance de ser tratado numa ótima estrutura, como Paulo Gustavo, nem tem chance de ter a ECMO, dispositivo relativamente caro", disse a médica, que complementou: "Não se consegue fazer ECMO em alta escala no SUS".



Na entrevista, a cardiologista afirmou que, na época, a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) não permitiu o uso desse tipo de tratamento devido o alto valor. "Sempre se pondera muito o custo, a efetividade, o momento que o país está passando e a economia. Hoje, eu diria que boa parte das vidas que estão sendo salvas no Brasil se devem a esse dispositivo".


Amiga de Paulo Gustavo diz que ator brincou com médicos e enfermeiros antes de ser intubado Bolsonaro sobre ameaças sofridas por médica cotada para Saúde: 'Faz parte'

Entenda como funciona a ECMO, pulmão artificial usado por Paulo Gustavo


Ludhmila Hajjar ainda explicou como funciona a ECMO. Segundo ela, é uma técnica usada há décadas para pacientes com pneumonias graves e que, agora, tem sido adaptada para pacientes com covid-19. "[A técnica] tem dois objetivos: oxigenar e eliminar o gás carbônico do sangue e gerar repouso adequado ao paciente para que a gente recupere o pulmão", disse a médica, que ainda contou que o tratamento pode ser utilizado por diferentes períodos, que podem variar de 14 a 25 dias. "É o tempo que o organismo precisa para se recuperar. Quando o paciente tem o pulmão inflamado pela covid, ele fica duro e cheio de água".

 
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
Navegue pela web
faceVERDE redondo PNG.png
whatsapp novo3.png
logo real certo.png

Siga-nos no FACEBOOK e receba as notícias em tempo real no Feed do seu facebook.

logo real certo.png

EXPEDIENTE

REVISTA REAL NOTÍCIAS

A Revista Real Notícias foi fundada em primeiro de junho de 2020,.

O veículo é completamente digital, com suporte nas redes  sociais. Atuação nos canais: Facebook - Twitter - Instagram e You tube.

Direto Presidente: Carlos de Mello 

Vice Presidente: Damasceno Henrique

Jornalista Responsável: Carlos Hemrique

Colaboradoes:

Kelly Barros - Colunista de Moda

Cmte. Diniz - Notícias da Caserna

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR DESIGN GRÁFICO REAL - 00029291712