CLIQUE

Triplica o número de motoristas alcoolizados flagrados na Lei Seca; índice no RJ regride a 2011


Nos últimos dois meses, dos 7.123 motoristas abordados,

782 tinham bebido antes de dirigir.

Nos últimos dois meses, números da Operação Lei Seca mostram que a quantidade de pessoas flagradas alcoolizadas ao volante quase triplicou no estado, na comparação com os meses pré-pandemia. O número representa o retorno às estatísticas de 2011.

De acordo com os dados da operação informados com exclusividade ao G1, desde 8 de outubro – quando foram retomadas as operações no RJ – até a última quinta-feira (3), houve 306 ações e 7.123 motoristas foram abordados. Desses, 782 tinham bebido antes de dirigir.


Significa dizer que 11% dos motoristas parados foram flagrados alcoolizados, uma taxa quase três vezes maior que o número registrado pela Lei Seca no período anterior à paralisação das ações. Naquela época, em média 4% dos condutores eram pegos pelo bafômetro.


O aumento considerável do índice acendeu um alerta para as autoridades. Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar Marcelo Rocha, superintendente da Lei Seca no RJ, os números representam um retrocesso de quase uma década no trabalho realizado pela operação.


"A gente está retornando ao ano de 2011. Nas primeiras operações Lei Seca, o índice [de motoristas alcoolizados] era de quase 40% em cada operação. Aí foi baixando, depois chegou a 10%, depois permaneceu em 8% por alguns anos", detalhou o oficial.

Ainda que seja difícil traçar um diagnóstico para esse crescimento, o superintendente acredita na hipótese de "relaxamento" da população.

Na avaliação dele, os números também podem ser reflexo do aumento do consumo de bebidas alcoólicas ou da ausência de fiscalização.

"Nós temos uma operação de mudança de comportamento, mas nem todos são adeptos a isso. Infelizmente, temos que usar a fiscalização para combater esse tipo de conduta que a sociedade não aceita mais", frisou Rocha.

Preservação de vidas e escolhas

Se incontáveis pessoas já foram salvas com a fiscalização contra motoristas alcoolizados, o tenente-coronel lembra que a preservação de vidas é um processo de escolha dos condutores.


Motorista alcoolizado é preso em Vila Isabel neste sábado (5

"A recomendação que eu tenho a dar é que as pessoas observem as escolhas que elas fazem. Nós estamos num momento de pandemia, nós não podemos estar em aglomeração, nós estamos no momento de salvar vidas no trânsito porque não podemos ter leitos hospitalares ocupados. Um acidentado de trânsito é uma pessoa que passa três, quatro meses ocupando um leito de CTI."


Motorista é flagrado furando blitz

Na segunda-feira (30), um flagrante de desrespeito à atuação da Lei Seca foi registrado em um vídeo que circula por redes sociais. As imagens foram feitas na Estrada Intendente Magalhães, na altura do bairro Campinho.

Fonte: G1

--:--/--:-- Motorista fura bloqueio da Lei Seca, é multado e pode perder a carteira

A gravação mostra um carro branco sendo orientado a parar em uma blitz da Lei Seca, mas o motorista ignora a ordem e avança com o veículo, furando o bloqueio e acessando outra rua.

De acordo com a Operação Lei Seca, o dono do carro foi autuado por evasão de bloqueio policial, uma infração que prevê multa e suspensão do direito de dirigir.

Motorista alcoolizado é preso

Na manhã deste sábado (5) um homem de 41 anos foi preso por agentes do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) por dirigi alcoolizado na Avenida Engenheiro Octacílio Negrão de Lima, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.

Motorista alcoolizado é preso em Vila Isabel neste sábado (5) — Foto: Reprodução


Segundo os guardas, por volta das 8h30, um Corsa fazia ziguezague na pista, trocando de faixa sem sinalizar e quase provocando uma colisão. O motorista foi abordado e ainda avançou o sinal vermelho na esquina com a Rua Gonzaga Bastos.

Ele não conseguia ficar de pé e foi levado para a 20ª DP (Vila Isabel) e depois conduzido ao Instituto Médico Legal (IML), onde realizou exame de alcoolemia e teve a embriaguez constatada.

 
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
Navegue pela web
faceVERDE redondo PNG.png
whatsapp novo3.png
logo real certo.png

Siga-nos no FACEBOOK e receba as notícias em tempo real no Feed do seu facebook.

logo real certo.png

EXPEDIENTE

REVISTA REAL NOTÍCIAS

A Revista Real Notícias foi fundada em primeiro de junho de 2020,.

O veículo é completamente digital, com suporte nas redes  sociais. Atuação nos canais: Facebook - Twitter - Instagram e You tube.

Direto Presidente: Carlos de Mello 

Vice Presidente: Damasceno Henrique

Jornalista Responsável: Carlos Hemrique

Colaboradoes:

Kelly Barros - Colunista de Moda

Cmte. Diniz - Notícias da Caserna

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR DESIGN GRÁFICO REAL - 00029291712