CLIQUE

União Europeia fracassa em todas as metas de vacinação e corre para corrigir atrasos

Comissão Europeia confia em uma drástica melhora a partir deste mês de abril com a chegada de mais de 350 milhões de doses até junho


A União Europeia encerrou o primeiro trimestre de campanhas de vacinação sem cumprir um único dos objetivos que fixou. A Comissão Europeia esperava chegar a 31 de março tendo vacinado 80% da população com mais de 80 anos e 80% dos profissionais da saúde. Em ambos os casos, ficou muito aquém da meta, com apenas 27% da população mais velha e menos da metade do pessoal da saúde vacinado. A UE também não conseguiu cumprir o cronograma de distribuição de doses planejado, embora, neste caso, tenha sido por causa de falhas de fornecimento da AstraZeneca, que entregou 70 milhões de doses a menos do que o contratado. Bruxelas espera relançar as campanhas neste mês de abril e atingir a meta de 70% da população adulta vacinada no final de setembro.


Dados do Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) mostram que apenas 27% da população com mais de 80 anos recebeu as duas doses necessárias para obter imunidade. De acordo com o ECDC, apenas quatro dos 27 membros da UE ultrapassaram o limiar de 80% (Finlândia, Irlanda, Malta e Suécia) e outros dois (Dinamarca e Portugal) estão prestes a fazê-lo. Na Espanha, que não forneceu dados ao ECDC, pouco mais de um terço da população com mais de 80 anos recebeu ambas as doses e 70% tomou pelo menos uma.


Quanto ao setor da saúde, o ECDC dispõe de poucos dados, pois apenas 13 países enviaram informações. Esses dados indicam que 47% dos profissionais de saúde já foram vacinados e cerca de 61% receberam a primeira dose.


O lento início das campanhas de vacinação tem suscitado preocupação na maioria dos Estados-membros, sobretudo por causa do ritmo acelerado em outras partes do planeta, em particular nos EUA e no Reino Unido, onde 16% e 7,8% da população, respectivamente, já receberam as duas doses da vacina. Na UE, essa cifra se manteve em cerca de 6% no final do primeiro trimestre.


“Até o final desta semana, 107 milhões de doses vão chegar aos Estados-membros”, anunciou nesta quinta-feira a porta-voz adjunta da Comissão Europeia, Dana Spinant. O número está longe das mais de 160 milhões de doses inicialmente previstas, apesar de a BioNTech e a Moderna, duas das farmacêuticas contratadas pela Comissão Europeia, terem cumprido os fornecimentos prometidos, com 67,5 e 9,8 milhões, respectivamente. Já a AstraZeneca entregou 29,7 milhões, longe dos quase 100 milhões acertados.

 
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
ÃNUNCIO DESIGN.jpg
Navegue pela web
faceVERDE redondo PNG.png
whatsapp novo3.png
logo real certo.png

Siga-nos no FACEBOOK e receba as notícias em tempo real no Feed do seu facebook.

logo real certo.png

EXPEDIENTE

REVISTA REAL NOTÍCIAS

A Revista Real Notícias foi fundada em primeiro de junho de 2020,.

O veículo é completamente digital, com suporte nas redes  sociais. Atuação nos canais: Facebook - Twitter - Instagram e You tube.

Direto Presidente: Carlos de Mello 

Vice Presidente: Damasceno Henrique

Jornalista Responsável: Carlos Hemrique

Colaboradoes:

Kelly Barros - Colunista de Moda

Cmte. Diniz - Notícias da Caserna

REVISTA REAL NOTÍCIAS - AV. HENRIQUE LOTTE , 50 - BARRA DA TIJUCA - RJ - BRASIL - SITE DESENVOLVIDO POR DESIGN GRÁFICO REAL - 00029291712