anuncio cabeçario site.png
Buscar

A frente de propaganda e censura na guerra da Ucrânia também está sendo travada na China

A narrativa oficial do parceiro estratégico russo imita a de Moscou; nas redes sociais, as mensagens contra a invasão são apagadas


O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, começou a falar em seu discurso de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim na última sexta-feira. "Esta noite eu quero - devo - começar com uma mensagem de paz", ele começou. “Estou horrorizado com o que está acontecendo no mundo agora. O século 21 é um tempo de diálogo e diplomacia, não de guerra e ódio", disse ele, referindo-se à invasão russa da Ucrânia . Mas sua mensagem de paz não chegou ao país anfitrião dos Jogos: a televisão estatal CCTV censurou essas palavras, que não foram traduzidas para o mandarim.




Nesse mesmo fim de semana, a iQiyi, plataforma de streaming que detém os direitos de transmissão do futebol inglês, cancelou a transmissão dos jogos da Premier League para não exibir mensagens de apoio à Ucrânia nos estádios, incluindo a banda dos capitães dos times com as cores amarela e azul da bandeira do país atacado.


Em todas as guerras, a propaganda e a censura irmã tornam-se uma das frentes. A China, que se alinhou com a neutralidade não imparcial com a Rússia no conflito na Ucrânia, representa um de seus campos de batalha. Nele, porta-vozes do governo chinês retomaram a história russa. Há dois dias, seu Ministério das Relações Exteriores repete acusações lançadas pela Rússia sem apresentar provas: que os Estados Unidos mantêm cerca de trinta laboratórios de armas químicas na Ucrânia. Nele também, a narrativa da mídia nacional vem evoluindo para se adaptar à do governo, à medida que a posição de Pequim vem mudando de nuances. As vozes que expressam uma mensagem diferente são apagadas.


Ao repetir dos tribunos oficiais a mesma mensagem de Moscou, "a China tenta encontrar um argumento lógico para justificar seu apoio à Rússia" sobre a invasão, diz Justyna Szczudlik, do Instituto Polonês de Assuntos Internacionais.


Este especialista observa que o discurso oficial da China “evita mencionar a Ucrânia pelo nome. Ele sempre se refere ao 'problema ucraniano', à 'situação ucraniana'. Não expressa apoio explícito à integridade territorial da Ucrânia; fala apenas em geral de 'respeito pela soberania e integridade territorial dos Estados'”. Em vez disso, ele menciona a Rússia pelo nome repetidamente.


A posição de Pequim, pelo menos verbalmente, baseou-se em uma "neutralidade enviesada" de apoio a Moscou, imitada pela mídia. Nas semanas anteriores ao conflito, porta-vozes oficiais, a mídia e as redes sociais zombaram – como a Rússia fez – das alegações dos Estados Unidos sobre as intenções de Vladimir Putin de invadir o país vizinho.


Na véspera do ataque, Shimian , um jornal digital de propriedade do oficial Beijing News, aparentemente publicou erroneamente uma diretriz da Agência de Segurança Cibernética Chinesa para a mídia: informações favoráveis ​​aos EUA ou críticas à Rússia não devem ser publicadas, comentários sobre as notícias devem ser cuidadosamente filtrados e a mídia deve usar as informações enviadas por os três gigantes estatais: a agência Xinhua, CCTV e o Diário do Povo.


Nos primeiros dias da guerra, a mídia foi muito cautelosa quando se tratava de reportar. Enquanto no resto do mundo a invasão monopolizou páginas e minutos de transmissão, a mídia chinesa se calou ou relegou sua cobertura para dar prioridade aos discursos do presidente Xi Jinping ou à ressaca dos Jogos Olímpicos. Eles não usaram a palavra “guerra” ou “invasão”, mas sim “crise” ou “operação especial”.


Alguns dias depois isso mudou. A mídia começou a cobrir com mais intensidade, mas com um claro tom pró-russo. A ponto de reproduzir a informação da mídia do país amigo, sem contrastá-la. A CCTV chegou a reproduzir nas redes um noticiário da televisão russa segundo o qual o presidente ucraniano, Volodímir Zelensky, havia fugido para a Polônia.


Nos últimos dias, à medida que Pequim consolidou sua "neutralidade enviesada ", essa posição evoluiu para assumir um tom menos subjetivo no conflito. Uma diretriz emitida pela Administração do Ciberespaço da China na semana passada para empresas de internet e vazada para o China Digital Times , um meio online especializado no estudo da mídia chinesa, ordenou “esfriar a temperatura do sentimento público sobre o conflito entre a Ucrânia e Rússia. A mídia local, sites e blogs não estão autorizados a realizar transmissões ao vivo ou incluir rótulos relacionados à guerra, e "está estritamente proibido de reproduzir informações do exterior que violem as regras".




Censura, também nas redes


Nas redes, a censura também foi lançada. A opinião pública que neles se expressa é maioritariamente nacionalista, a favor da Rússia e contra a NATO. Embora seja difícil saber se isso capta efetivamente o pulso da sociedade - a população chinesa ainda se lembra amargamente do bombardeio de sua embaixada em Belgrado em 1999 pela Aliança, no qual morreram três jornalistas - ou se é resultado do apagamento de os censores. Weibo, o Twitter chinês, relatou o fechamento ou suspensão temporária de milhares de contas.


Entre os congelados está o da popular atriz transexual e apresentadora de TV Jin Xing. Sua última mensagem publicada: “respeite todas as vidas, oponha-se firmemente à guerra”.


A conta de Julian Wei foi cancelada pela Douyin, a controladora chinesa do TikTok. “Eu postei uma mensagem crítica para a Rússia à noite. No dia seguinte, recebi uma mensagem dizendo que minha conta violou as regras e regulamentos da China e foi cancelada para sempre”, diz o graduado em direito de 32 anos. Douyin afirma ter removido 6.400 vídeos, suspendido mais de 1.600 transmissões ao vivo e excluído mais de 12.000 comentários sobre a guerra.



Uma carta aberta assinada por cinco professores de história da universidade chinesa condenando a guerra e a conta oficial chinesa também desapareceu da internet chinesa. Nesse comunicado, publicado em 26 de fevereiro -dois dias após o início da invasão-, os autores denunciaram que "independentemente das muitas razões e desculpas da Rússia, o uso da força para invadir um país soberano é violar as normas da relações internacionais com base na Carta das Nações Unidas”. "Temos empatia com o sofrimento do povo ucraniano", acrescentaram.


Enquanto isso, o Comitê Paralímpico Internacional exigia uma explicação da CCTV sobre a censura de seu presidente. Até agora, sem sucesso. "Ainda estamos esperando sua posição ou sua explicação", disse Parsons à agência AFP na quinta-feira. "Estamos ansiosos para ouvir o que eles têm a dizer."