google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo 15 dicas básicas para sobreviver na cozinha https://www.revistarealnoticias.com/post/dicas-de-ouro-para-arrasar-na-cozinhahttps://static.wixstatic.com/media/248555_93081d12ec8241e4a742ffa9adb21eb8~mv2.jpg/v1/fill/w_744,h_480,al_c,lg_1,q_80/248555_93081d12ec8241e4a742ffa9adb21eb8~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

15 dicas básicas para sobreviver na cozinha



Ao observar o irmão em sua primeira empreitada pela cozinha, logo que foi morar sozinho, Gisele Souza teve a ideia de criar um blog com dicas e receitas fáceis, perfeitas para quem não tem muita intimidade com o cômodo. O que ela nunca imaginaria é que o Receitas de Minuto seria um sucesso e hoje, 6 anos depois de seu início, estaria lançando o livro Truques de cozinha que ninguém te conta.

Em papo exclusivo, Gisele abriu o jogo e ensinou uma série de macetes incríveis que te ajudarão a sobreviver no meio de panelas, talheres e pratos. Mas a principal, frisa, é ler a receita sempre mais de uma vez antes de partir para a ação. “Siga sempre o passo a passo ou você pode acabar se frustrando”, comenta. Além disso, a hora de cozinhar deve ser divertida: coloque uma música bem alta, separe os ingredientes e, o mais importante, não tenha medo de errar.



1. Meça sem erro Você tem dificuldade para acertar as medidas? Saiba que uma xícara de chá tem 240 ml e 1 colher de sopa, 15 ml – isso no caso de líquidos. Um truque ótimo para saber o tamanho da colher é usar uma moeda de um real: se ela couber direitinho, é porque é de chá.



2. Bolo no forno Está ansioso para saber se o bolo ficou bom e fica abrindo o forno de cinco em cinco minutos? Está errado! O seguro é abrir o forno 30 minutos depois que o quitute entrou, já que o ar frio faz com que ele murche.


3. A massa da torta Massas podres ou amanteigadas podem acabar estufando. Para isso não acontecer, a sugestão é forrá-la com papel alumínio e colocar arroz cru como “pesinho”.



4. Salsão + camarão = solução O camarão é um ingrediente que, na hora do cozimento, deixa a cozinha com um cheiro muito forte. Colocar um talo de salsão na água ajuda a reter o odor.



5. Amido amigo A receita tem amido para engrossar? Não se esqueça de colocar um plástico filme na hora de levar à geladeira para não formar película.


6. Massa sem óleo Desde pequenos aprendemos que, na hora de cozinhar macarrão, deve-se adicionar óleo na água. Na realidade isso não é necessário, já que ele lubrifica demais a massa e dificulta a aderência do molho.


7. Não siga o fabricante Claro que, na maior parte das vezes, é essencial seguir as instruções do rótulo do produto. Mas, no caso do macarrão, se o fabricante disser 10 minutos, cozinhe por nove. Assim, você não corre o risco da massa ficar muito mole.



8. Xô, cheiro ruim Vai fazer fritura e não quer que a casa fique cheirando mal? Coloque uma panela com água e cascas de laranja ao lado daquela com óleo e deixe ferver enquanto você frita.


9. Reutização Quer usar novamente o óleo usado para fritar peixes? Espere ele esfriar, passe por um filtro e adicione cinco gotas de limão. O sabor e cheiro vão sumir.



10. Pão no verão Se está a fim de fazer pão caseiro, espere a temperatura subir. Em dias quentes, o calor ajuda a ativação do fermento.


11. Margarina não é manteiga Se a massa que você está preparando for amanteigada, não adianta substituir os ingredientes, porque o resultado pode sair diferente do esperado.




12. Salmoura nele! O filé de frango está muito sem graça? A dica para dar um up no prato é usar salmoura, que é uma mistura de meia xícara de chá de água morna, 2 colheres de sopa de sal e 1 colher de sopa de açúcar. A mágica acontece porque, já que o sal retira a umidade do frango, ele fica salgado por fora e por dentro. E o bacana é que ele não fica seco porque a água cumpre seu papel.


13. Nada de antiaderência Sim, você leu certo. Para fazer um bom bife, não é indicado usar panelas antiaderentes, pois atrapalham a selagem. A sugestão é untar uma frigideira bem quente com alguma gordura.


14. Sal no doce Colocar uma pitadinha de sal é um ótimo truque para acentuar o sabor de qualquer sobremesa. 15. Desastre resolvido Queimei o arroz! E agora? Coloque a panela em uma bacia de água gelada ou em cima de um pano de prato molhado. Em alguns minutos, o cheiro desaparece.


Fonte: Truques de cozinha que ninguém te conta - e 40 receitas, de Gisele Souza (Ed. Belas Letras)

bottom of page