google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo UEFA rejeita iluminação nas cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria https://www.revistarealnoticias.com/post/uefa-rejeita-iluminação-nas-cores-do-arco-íris-no-jogo-entre-alemanha-e-hungriahttps://static.wixstatic.com/media/0ab023_6778f69895524a6d882268d32b969420~mv2.jpg/v1/fill/w_1000,h_563,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01/0ab023_6778f69895524a6d882268d32b969420~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

UEFA rejeita iluminação nas cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria

Atualizado: 26 de jun. de 2021

A entidade considera que se trata de um protesto político e propõe outras datas que coincidam com a celebração do

orgulho gay em Munique


A UEFA decidiu, por fim, que a Allianz Arena em Munique não poderá ser iluminada com as cores da bandeira LGTBI durante o jogo entre Alemanha e Hungria, na última etapa da fase de grupos da Eurocopa, que será disputada nesta quarta-feira. A entidade descartou o pedido do prefeito da cidade, o social-democrata Dieter Reiter, e proibiu a iniciativa “por ser motivada por uma decisão política”. O Governo húngaro, de Viktor Orbán, aprovou uma norma que proíbe, entre outras coisas, falar sobre homossexualidade nas escolas. Essa legislação foi qualificada de “homofóbica” pela oposição progressista, por ONGs internacionais e pelo Governo alemão, entre outros.


Mas a UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) lembra que “é uma organização política e religiosamente neutra” e, portanto, “dado o contexto político do pedido (uma mensagem dirigida a uma decisão do Parlamento nacional húngaro), deve rejeitá-la”.


Em seu comunicado, a entidade argumenta que há muitos anos luta pela causa LGBTI e que o problema é que a iluminação corresponde a um protesto contra uma decisão política, e não a um gesto de apoio a essa comunidade. “A UEFA entende que a intenção é também enviar uma mensagem para promover a diversidade e inclusão”, afirma em seu comunicado. E, consequentemente, a UEFA propôs datas alternativas para a iluminação que melhor se alinhem com os eventos existentes “, explica. A UEFA sugeriu iluminar a Allianz Arena com as cores do arco-íris no dia 28 de junho, dia em que a Revolta de Stonewall é comemorada, ou entre 3 e 9 de julho, que é a semana do orgulho gay em Munique.



A UEFA encerrou também um processo aberto contra o capitão da equipe alemã, Manuel Neuer, por usar a braçadeira com a bandeira do coletivo LGBTI. Na ocasião, a entidade considerou que a braçadeira se relacionava com uma “boa causa” e não aplicou nenhuma sanção ao goleiro. O Governo húngaro tachou, na segunda-feira, de “nocivos e perigosos” os planos da Prefeitura da capital da Baviera.


Tendo em vista a proibição da UEFA de iluminar a Allianz Arena com as cores do arco-íris nesta quarta-feira, outros estádios alemães, em Frankfurt e Colônia, vão adotar essa iniciativa, segundo informaram representantes do FC Cologne e do Eintracht.

bottom of page