google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo 1ª vacina anticoncepcional para homens passa em teste: 97% de eficáciahttps://www.revistarealnoticias.com/post/1ª-vacina-anticoncepcional-para-homens-passa-em-teste-97-de-eficáciahttps://static.wixstatic.com/media/248555_331e6768ceaa4d9bb853497237c340e8~mv2.png/v1/fill/w_800,h_560,al_c,q_90/248555_331e6768ceaa4d9bb853497237c340e8~mv2.png
top of page
Post: Blog2_Post

1ª vacina anticoncepcional para homens passa em teste: 97% de eficácia

Atualizado: 7 de out. de 2022

O primeiro anticoncepcional para homens finalmente vai sair! A injeção completou todos os testes finais e foi considerada melhor que a vasectomia, por ser menos dolorosa e reversível. O teste feito em 300 voluntários apontou 97% de eficácia.



Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia estão desenvolvendo o contraceptivo Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle). A Risug será em forma de vacina e terá validade de até 10 anos.

Ela atua no organismo masculino como um gel que danifica as caudas dos espermatozóides individuais, impedindo-os de fertilizar um óvulo. E o melhor: o procedimento pode ser revertido a qualquer momento com uma injeção que mistura água e bicarbonato de sódio.


Não há hormônios


A grande vantagem deste tipo de contraceptivo é que ele não é baseado em hormônios, como aconteceu em testes no passado que deram efeitos colaterais como acne e alterações de humor – comuns em pílulas para mulheres.


O contraceptivo usa um polímero chamado anidrido maleico de estireno que reveste o ducto espermático. O produto químico foi originalmente usado para revestir canos em sistemas de água rurais na Índia, com o objetivo de matar bactérias.


Testes em coelhos, ratos e macacos mostraram o produto que tinha um efeito semelhante no esperma. Depois disso, o Risug passou por vários ensaios clínicos em seres humanos na Índia e agora aguarda a aprovação das autoridades médicas do país.



Nos Estados Unidos, um contraceptivo masculino chamado Vasalgel, que funciona de forma semelhante, também está em desenvolvimento.


Conquista histórica


Desde a criação da pílula anticoncepcional na década de 60, utilizada hoje por mais de 214 milhões de mulheres no mundo, cientistas buscam um método contraceptivo que funcione de forma parecida e possa ser direcionado aos homens.


Enquanto as mulheres nascem com todos os óvulos que serão liberados durante a sua vida, o homem produz novos espermatozoides a cada 75 dias. Um anticoncepcional masculino teria que inibir a formação do esperma ou impedir sua liberação na prática sexual.


Além disso, a testosterona é o principal hormônio que rege o corpo masculino — inclusive o fator reprodutivo. O anticoncepcional feminino é feito de estrogênio e progesterona em dose baixa, mas suficiente para que o organismo da mulher entenda que não precisa mais produzi-los. Assim, não há mais a quantidade necessária para provocar a ovulação.


Já para o homem, o mecanismo de ação da testosterona é bem mais amplo no corpo, e sua inibição oferece uma série de efeitos considerados mais graves, como perda de libido, mudanças de humor e disfunção erétil.


O procedimento


O procedimento da vacina masculina contraceptiva não é tão invasivo e pode ser feito em poucos minutos.



A injeção é aplicada nos dois ductos deferentes, que são os canais que transportam os espermatozóides depois do amadurecimento, para que se juntem aos líquidos seminais e formem o sêmen.


Uma anestesia local é feita no escroto antes das duas aplicações da vacina anticoncepcional.

O primeiro anticoncepcional masculino deve ficar pronto em até 12 meses

bottom of page