google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Atletas profissionais afegãos sob o regime talibãhttps://www.revistarealnoticias.com/post/atletas-profissionais-afegãos-sob-o-regime-talibãhttps://static.wixstatic.com/media/248555_645158f854664d55b69235cfd16cb112~mv2.jpg/v1/fill/w_828,h_552,al_c,q_85/248555_645158f854664d55b69235cfd16cb112~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Atletas profissionais afegãos sob o regime talibã

O fotojornalista Ebrahim Noroozi, retratou em Cabul mulheres com burkas que reivindicam o direito de exercer a profissão que hoje é proibida em seu país


Uma mulher afegã posa praticando muay thai ou boxe tailandês. A ascensão ao poder do Talibã no Afeganistão paralisou a vida das mulheres desde o verão de 2021. Antes elas tinham que conviver com uma sociedade conservadora, mas tinham certas liberdades até para praticar boxe.



 


 

Algo tão simples como andar de bicicleta é proibido para as mulheres no Afeganistão. Muito menos praticar ciclismo profissionalmente. Com sua ascensão ao poder, o Talibã manteve as mulheres fora de parques e academias. Na imagem, uma afegã posa ao lado de sua bicicleta, escondendo sua identidade.



Jiujitsu é a arte marcial japonesa praticada pela mulher da imagem. Uma atleta da modalidade entrevistada pela AP lembra que a chegada dos talibãs a pegou competindo em um torneio feminino local. A notícia se espalhou entre o público de que o Talibã estava avançando nos arredores da cidade. Todas as mulheres e meninas fugiram do pavilhão. Foi a última competição em que participou.



Uma mulher afegã posa com uma bola de basquete em Cabul. Os esportes coletivos femininos deixaram de ser praticados. Até a capitã do time feminino de basquete em cadeira de rodas teve que se refugiar na Espanha. Do exílio, ela tenta mostrar ao mundo a situação que as mulheres vivem em seu país, assediadas pelo regime.



Na imagem, vários jogadores de futebol posam em frente a um gol. Noura, uma das jovens entrevistadas pela AP, começou jogando futebol na rua com os meninos do bairro. Aos nove anos, um treinador a notou e ela se juntou a um time juvenil feminino. Ela manteve isso em segredo, mas seu talento a descobriu. Aos 13 anos, ela foi eleita a melhor jogadora de futebol de sua idade, e sua foto e nome apareceram na televisão. A reação da mãe foi bater nele. Ele continuou brincando de esconde-esconde, algo que com o Talibã já é impossível para ele.



Embora a sociedade afegã se opusesse amplamente aos esportes femininos mesmo antes da chegada do Talibã, havia mulheres no país que desafiavam essa oposição e praticavam esportes profissionalmente em solo afegão. Na fotografia, novamente uma mulher praticando muay thai ou boxe tailandês.



A mulher que pratica vôlei na imagem esconde sua identidade por medo de represálias. Mahjabin Hakimi, jovem jogador da seleção afegã de vôlei, era uma das promessas do esporte nacional, participando de competições internacionais e nacionais com um clube de Cabul. Ela foi decapitada pelo Talibã em outubro de 2021.



Um time de futebol feminino afegão posa para uma foto em Cabul, Afeganistão, quinta-feira, 11 de setembro. 22 de novembro de 2022. O Talibã no poder baniu as mulheres dos esportes, além de impedi-las de frequentar a escola e muitas áreas de trabalho. Várias mulheres posaram para um fotógrafo da AP para retratos com o equipamento dos esportes que amavam. Embora não usem necessariamente a burca na vida normal, eles optaram por esconder suas identidades com suas burcas porque temem represálias do Talibã e porque alguns deles continuam praticando seus esportes em segredo. (Foto AP/Ebrahim Noroozi)



bottom of page