google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Cachaça de rolha ou de tampa rosqueada? https://www.revistarealnoticias.com/post/cachaça-de-rolha-ou-de-tampa-rosqueadahttps://static.wixstatic.com/media/248555_5e3a0bc2063e4aeaa8e1cd27b900f8e7~mv2.jpg/v1/fill/w_546,h_421,al_c,lg_1,q_80/248555_5e3a0bc2063e4aeaa8e1cd27b900f8e7~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Cachaça de rolha ou de tampa rosqueada?

Existe uma melhor maneira de se fechar a garrafa de uma cachaça?


Tampa rosqueada ou tampa com cortiça?



A rolha de cortiça começou a ser usada com o aumento da produção de garrafas de vidro.

A chegada das tampas de rosca é recente, sendo criada em meados do século XX.


Apesar de muitos produtores de cachaça preferirem o uso de rolhas de cortiça em suas produções especiais, não se deve achar que cachaça com tampa de rosca sejam ruins, inferiores ou baratas. Escolher uma cachaça pela tampa, de rolha de cortiça ou geralmente de alumínio rosqueada não traduz muita ou pouca qualidade, mas gosto e estilo.


A tampa de alumínio rosqueada tem suas vantagens:


A vedação firme e segura mesmo depois da cachaça ser aberta, não precisa de saca-rolhas, não oferece perigo de contaminação. Já a rolha de cortiça corre esse risco.


Algumas características podem levar a conclusão de que as cachaças de rolha são mais caras.

Uma delas é que, como a cortiça é mais cara, isso até pode ser verdade, no entanto, algumas rolhas, entre elas as sintéticas e algumas feitas de grãos de cortiça, podem ter preços bastante baixos.


Tampas de rosca costumam ser usadas em bebidas de consumo imediato e as de rolhas de cortiça ou sintéticas são as preferidas naquelas bebidas que consumimos aos poucos.


Assim, escolher a rolha ou a tampa rosqueada, torna-se meramente uma questão comercial (ou de gosto) de quem produz e também de quem consome.


Enquanto o tempo e o público, não provarem que o tampa rosqueada tem a mesma eficiência da cortiça – que já foi colocada à prova durante séculos –, haverá esse debate.


Fonte: Blog Eniwine

bottom of page