google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Cafeína é capaz de tratar com sucesso sintomas de TDAHhttps://www.revistarealnoticias.com/post/cafeína-é-capaz-de-tratar-com-sucesso-sintomas-de-tdahhttps://static.wixstatic.com/media/248555_1c533759b4794d0da242cbe30d6edf1d~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_560,al_c,q_85/248555_1c533759b4794d0da242cbe30d6edf1d~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Cafeína é capaz de tratar com sucesso sintomas de TDAH

Neurocientistas da Universidade Aberta da Catalunha, na Espanha, testaram a cafeína com sucesso como terapia para aliviar alguns sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.


Os pesquisadores revisaram estudos pré-clínicos em modelos animais e concluíram que o consumo regular de cafeína pode aumentar a capacidade de atenção e retenção em adolescentes e adultos com TDAH.


Especialistas estimam que o TDAH afeta atualmente entre 2 e 5% da população infantil na Espanha, uma média de um ou dois menores por sala de aula e até 4% da população adulta.


Cafeína


Apesar desta elevada incidência, o tratamento desta patologia e a sua abordagem terapêutica são controversos e muito diversos dependendo de cada doente, dos sintomas que apresentam e da sua intensidade.


Por isso, os cientistas estão investigando diferentes componentes e substâncias capazes de oferecer novas oportunidades de tratamento para pacientes diagnosticados com TDAH.


Agora, pesquisadores da UOC, coordenados pelo professor de Neurociência Diego Redolar , pesquisador do grupo Cognitive NeuroLab , analisaram a possibilidade de incluir a cafeína no arsenal terapêutico útil para mitigar alguns sintomas do TDAH diante da controvérsia sobre o uso de alguns medicamentos , como o metilfenidato .



A pesquisa, uma revisão sistemática de estudos em animais publicados em acesso aberto na revista científica Nutrients , concluiu que o consumo regular de cafeína pode aumentar a atenção e a capacidade de retenção em adolescentes e adultos com esse transtorno.


“O arsenal terapêutico para aliviar o TDAH é limitado e há algum debate sobre o uso de alguns tipos de medicamentos e estimulantes, principalmente na infância ou adolescência. Por isso, valorizamos estudar a eficácia de outras substâncias como a cafeína”, Javier Vázquez , pesquisador também do grupo Cognitive NeuroLab, explicou .


Aumento da concentração


Segundo os autores, esta é a primeira revisão sistemática feita e seus resultados relacionam o consumo de cafeína em diferentes modelos animais de TDAH com aumento da atenção e concentração , benefícios no aprendizado e reforço de certos tipos de memória.


“Esta substância melhora os procedimentos cognitivos e aumenta a capacidade e flexibilidade de atenção, tanto na atenção espacial e seletiva como na memória de trabalho e de curto prazo”, sublinhou Vázquez, que assegurou que o tratamento controlado com cafeína ” não altera a pressão arterial não leva a um aumento ou diminuição do peso corporal .



No entanto, os pesquisadores admitem que a cafeína funciona para esses sintomas, mas os resultados não são claros em relação a outros sintomas característicos do TDAH, como hiperatividade e impulsividade .


“Nos diagnósticos em que o problema é puramente de atenção, a cafeína pode ser uma terapia adequada .


No entanto, se houver presença sintomatológica de hiperatividade ou impulsividade, devemos ser mais cautelosos “, destacou Vázquez, lembrando que “o TDAH não é devidamente diagnosticada em adultos, embora haja muito diagnóstico na fase infantil e adolescente”.


“Não somos contra a medicação para o TDAH, mas estamos abertos a investigar todas as opções possíveis para melhorar esse tipo de transtorno e poder usar a cafeína do ponto de vista terapêutico sob toda a supervisão médica correspondente, por meio de um tratamento prescrito. acompanhamento”, concluiu Vázquez.

bottom of page