google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Conheça Barra Grande, local de belas praias na Península de Maraú, na Bahiahttps://www.revistarealnoticias.com/post/conheça-barra-grande-local-de-belas-praias-na-península-de-maraú-na-bahiahttps://static.wixstatic.com/media/0ab023_1c2ac94f21514dd39d164068983a6e37~mv2.jpg/v1/fill/w_504,h_336,al_c,lg_1,q_80/0ab023_1c2ac94f21514dd39d164068983a6e37~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Conheça Barra Grande, local de belas praias na Península de Maraú, na Bahia

Atualizado: 22 de out. de 2021

Já parou para pensar em quantas belezas o Brasil possui que não são conhecidas pelo grande público? Se estiver em busca de um destino mais tranquilo e com boa estrutura, que não deixa a desejar em belezas e boa experiência, considere ir para Barra Grande. Essa pequena vila da Bahia conta com atrativos que você nem imagina e pode garantir férias surpreendentes.




História


Barra Grande é uma pequena vila localizada na Península de Maraú, no litoral da Bahia. É tão pequena e pitoresca quanto é linda e cheia de belezas naturais. O local é tão especial e ainda tão rústico que sua vila não é tão famosa. O que se sabe e que os habitantes originais da península formavam uma aldeia conhecida como Mayrahú. O primeiro homem branco chegou no século 18, possivelmente um dos frades italianos.


Alguns anos após, o distrito de Mayrahú foi criado, recebendo a sua primeira capela. Depois de passar mais de uma centena de anos sendo distrito, se transformou em cidade em 1938.


A vila de Barra Grande, por sua vez, desenvolveu-se na ponta voltada para o mar. Formada, quase que exclusivamente por pescadores, sempre foi muito simples e em harmonia com a natureza.


Tanta beleza e tranquilidade passaram a chamar a atenção dos turistas e, nos últimos anos, Barra Grande é um destino desejado por quem busca aproveitar um passeio incrível.



O que fazer em Barra Grande


Não se deixe enganar: não é porque essa vila no litoral sul da Bahia é pequena e rústica que ela é entediante — muito pelo contrário. A localidade conta com passeios que tornarão a sua viagem inesquecível.


Praias e natureza

A Praia de Barra Grande é a mais famosa da região e conta com um visual incrível. Possui uma faixa de areia dourada muito extensa, o que garante tranquilidade mesmo na alta temporada. O mar é calmo e cristalino, com algumas formações rochosas que criam piscinas naturais. Como a visibilidade é excelente, o lugar é ótimo para praticar o snorkeling.


A Praia Ponta do Mutá é composta por uma areia tão clara que chega a ser quase rosa. Também tem ondas tranquilas e perfeitas para a família. Ao seu redor, há uma grande quantidade de palmeiras e árvores nativas, dando um aspecto rústico ao local. Seu grande atrativo é o pôr do sol, com uma vista de impressionar.


A Praia de Algodões conta com uma faixa de areia clara e compacta, embora fique um pouco mais afastada da vila. A água é transparente e tem ondas medianas. Há pouca estrutura, com algumas barraquinhas. Por ser afastada, não fica muito movimentada mesmo na alta temporada, sendo um excelente refúgio para quem busca por sossego.


A Praia de Taipu de Fora é uma das mais famosas e movimentadas da região. Possui águas com tonalidade azul clara, areia dourada e muitos coqueiros. O local conta com uma boa estrutura turística com pousadas, lojas, bares e restaurantes espalhados pela orla. Não deixe de mergulhar de snorkel e aproveitar as piscinas naturais do lugar.



Cultura e entretenimento


A Praça da Tainha é o ponto central da vila. É lá onde tudo acontece, como eventos do Carnaval e festas típicas.

Também há alguns bares e restaurantes típicos, garantindo a diversão noturna.


Como o chão é de terra batida, andar por Barra Grande nem sempre é fácil. Mas é exatamente nesse momento em que entra um passeio cultural e prático: o de jardineira. Nesse veículo adaptado para o transporte, é possível se deslocar pela vila e ainda aproveitar uma das formas mais típicas para andar entre as ruas.


Caso esteja em busca de muita agitação, vá até o Café de La Musique. Nesse ponto, há muita comida boa, gente bonita e música que toca, muitas vezes, até o sol raiar. Apesar de ser bem disputada na virada do ano, a atração também é excelente para quem busca uma opção de diversão durante toda a alta temporada.



Construções históricas

A Igreja Santo Antônio é a principal da vila, construída em homenagem ao seu padroeiro. Sua fachada em azul e branco traz um ar pitoresco ao lugar, que foi fundado em 1852. Fica na Praça das Mangueiras e pode ser visitada durante as missas, como as de domingo, por volta das 8h.


O Farol de Ponta do Mutá fica na parte norte da península, bem perto da entrada da Baía de Camamu. Data de 1783, sendo um dos mais antigos do país, com 11 metros. Oferece uma vista incrível visão do mar que fica à sua frente.



Onde ficar hospedado


A casa mais linda e desejada de Barra Grande, é a casa Paraíso do Dênde. Por ser uma vila simples e tradicionalmente isolada, provavelmente você pense que se hospedar nesse lugar é impossível.


Entretanto, a casa Paraíso do Dendê é linda e têm a estrutura ideal para ficar nesse paraíso.


A Casa em condomínio fechado com projeto arquitetônico belíssimo, localizado na praia da Bombaça em Barra Grande - Marau, Bahia..


Com praticamente o pé na areia da praia, a casa com 550 m2 possui 5 suítes independentes e uma dependência completa para 2 empregados. Com Wi-Fi, área Gourmet, Piscina e Paisagismo incrível com mais de 30 dendezeiros no terreno de 2000 m2. Acomoda 18 Pessoas.


Staff: Serv. de Arrumadeiras e Cozinheira incluído no pacote!


PREÇO DA DIÁRIA:


•Baixa Temporada: R$ 3.250,00.

•Alta Temporada: R$ 4.250,00

•Carnaval: A combinar

•Réveillon: Esgotado.

A casa fica a 20 passos da praia. Possui uma estrutura de um hotel 5 estrelas. A contratação por temporada tem vários opcionais, como a contratação de um chef local para cozinhar as melhores receitas e aperitivos regionais.

Para entrar em contato basta telefonar para +55 21988011702 ou entrar no site: www.paraisododende.com



Onde comer


O Restaurante A Tapera é ideal para quem deseja comer frutos do mar frescos e provar diversos sabores regionais. O ambiente rústico e familiar fica na Rua Dra. Lili, 95. Funciona de quarta a domingo, das 13h às 22h.


No Mucama Bar e Restaurante você também ficará bem perto do mar, uma vez que está localizado na Praia da Ponta do Mutá. O ambiente é descontraído, cheio de elementos naturais e com pratos a preços convidativos. Fica aberto de terça a domingo, das 8h às 18h.


O Bar da Rô é um clássico para quem busca boa comida, bebidas geladas e contato com a natureza. Bem perto do mar, conta com várias opções de pratos e ótimo atendimento. Fica de frente para o Rio Carapitangui. Funciona diariamente, das 8h às 18h.


Carlos Marques

Revista Real Notícias



bottom of page