google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Os tentáculos da China em Hollywood: chineses manipulam roteiros para favorecerem a imagem do paíshttps://www.revistarealnoticias.com/post/os-tentáculos-da-china-em-hollywood-chineses-manipulam-roteiros-para-favorecerem-a-imagem-do-paíshttps://static.wixstatic.com/media/248555_c036e2cf28e5436aaa7714a1c21cee34~mv2.jpg/v1/fill/w_1000,h_665,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01/248555_c036e2cf28e5436aaa7714a1c21cee34~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Os tentáculos da China em Hollywood: chineses manipulam roteiros para favorecerem a imagem do país

Atualizado: 6 de mar. de 2022

Pequim vem aumentando sua influência dentro dos grandes estúdios há anos porque eles precisam do grande mercado da gigante asiática para garantir o sucesso nas bilheterias mundiais


Os participantes de uma sessão da nova edição de 'Matrix' são fotografados em frente ao seu pôster em Hong Kong em 22 de dezembro.

Em fevereiro de 2012, um sorridente Xi Jinping, então vice-presidente da China (e herdeiro do poder), concluiu uma visita oficial aos Estados Unidos com um jogo de basquete do Lakers em Los Angeles. O político ajustou os detalhes do que seria, um mês depois, a cúpula entre os presidentes Hu Jintao e Barack Obama. Naquela manhã, Joe Biden pediu a seu colega asiático que abordasse uma das questões pendentes mais urgentes da agenda. No berço da indústria cinematográfica, o vice-presidente norte-americano sugeriu a finalização de um acordo que os grandes estúdios do seu país exigiam há anos e que lhes permitiria lançar 34 filmes por ano na China, em vez dos dez que costumavam para mostrar desde meados dos anos noventa. Além disso, os estúdios passariam de 13% da bilheteria para 25%. Xi cedeu e esse pacto mudou Hollywood.



Antes desse acordo, o dinheiro das bilheterias chinesas era recebido em Hollywood como um pouco de alegria adicional. "Depois desse pacto, a China tornou-se parte fundamental de qualquer estratégia de negócios para qualquer grande estúdio", explica Erich Schwartzel, jornalista do The Wall Street Journal e autor do recém-publicado Red Carpet , livro que traça a história da crescente influência sobre o que o mundo vê nas telas de cinema.



Martin Scorsese, na estreia de 'Kundun' com os atores que interpretaram o Dalai Lama em diferentes idades.

Após cinco anos de investigação, Schwartzel (Latrobe, Pensilvânia, 35 anos) coletou detalhes que podem parecer anedotas, mas na verdade fazem parte de uma estratégia de controle das autoridades do Partido Comunista sobre a imagem da China projetada por uma das indústrias. culturas mais consumidas do planeta e que está em plena transformação com a ascensão do streaming e a luta entre os estúdios para se manterem relevantes. Segundo o jornalista, Hollywood vem se adaptando ao poder asiático há décadas.



Em 1996, por exemplo, o telefone de um executivo da Disney tocou e do outro lado da linha estava um diplomata chinês ligando da Embaixada em Washington com um aviso: eles estavam preocupados porque dois dias antes Martin Scorsese havia começado a rodar Kundun, um filme sobre o Dalai Lama . A chamadaforçou a empresa de Mickey Mouse a buscar conselhos de Henry Kissinger, o político que uniu Nixon e Mao em 1972. Michael Eisner, o CEO da empresa na época, tentou várias maneiras de evitar a ira de Pequim, mas ao mesmo tempo, eu sabia que cancelar uma filmagem dirigida por um dos maiores nomes do cinema seria um grande escândalo. Então o filme foi feito. Foi lançado em 25 de dezembro em apenas duas telas nos EUA, enquanto outros títulos que foram apresentados naquele dia foram exibidos em 1.700. Kundûnalcançou 400 em seu lançamento escalonado, com quase nenhuma promoção. Disney a deixou morrer. “A China tem o poder de mudar os filmes desde os estágios iniciais dos projetos. Quando ouvem falar de um roteiro que pode ser problemático, mandam imediatamente uma carta dizendo que não seria uma boa ideia”, diz o jornalista, que há sete anos cobre assuntos do setor.


Repórter do 'The Wall Street Journal' e autor do livro 'Red Carpet' Erich Schwartzel posa em Los Angeles em 22 de fevereiro.

Existem dezenas de casos. A Sony teve que navegar pelas mesmas águas para completar Sete Anos no Tibete , outra história sobre a reencarnação de Buda . A pressão chinesa sobre a Índia, onde o filme seria rodado, forçou a produção a se mudar para outro continente. Foi filmado na América do Sul. Foi preciso um pedido de desculpas do alto escalão do estúdio ao embaixador chinês em Pequim para permitir que a Sony continuasse fazendo negócios em seu mercado. Schwartzel também acredita que o ativismo pela independência do Tibet fez de Richard Gere um ativo tóxico ., uma das grandes celebridades dos anos 90 e que hoje está relegado às produções independentes: há uma década não filma um projeto para um grande estúdio. “É interessante que Hollywood, diante das imposições da China, não tenha encontrado formas criativas de trabalhar dentro do sistema, mas cedeu às demandas. Diga o que precisa ser dito ou ignore o que precisa ser ignorado”, diz o autor.


Quem ganhou o quê?

Outro grande exemplo de exclusão informativa ocorreu com Nomadland. Os vencedores estrangeiros do Oscar são frequentemente tratados como heróis em seus países de origem. Na China, o mesmo não aconteceu com Chloé Zhao quando seu Nomadland ganhou três Oscars em 2021, incluindo os de melhor filme e melhor direção para Zhao. Em entrevista concedida uma década antes a uma revista de cinema, a diretora, que desde os dois mil anos nos EUA, havia comentado que seu país natal "era cheio de mentiras". Isso provocou a ira dos nacionalistas e do establishment, que removeu as notícias sobre o Oscar dos buscadores digitais.


Chloé Zhao, recebendo o Oscar de melhor direção em abril de 2021.

Foi um golpe para uma indústria que planeja cada movimento em detalhes. Zhao preparava a estreia de Eternos, filme de super-heróis da Marvel, que contava com o mercado chinês para aumentar seu caixa. Depois do Oscar e do barulho midiático das velhas declarações, a possibilidade se desvaneceu. O filme com Angelina Jolie e Salma Hayek foi uma das piores estreias do estudo. “O escrutínio ao qual Zhao foi submetido agora significa que é um risco muito alto contratar um chinês que mora fora da China para um projeto”, diz Schwartzel.




O poder da China, país com 1,4 bilhão de habitantes, não se reduz apenas ao número de compradores de ingressos. As autoridades têm um catálogo de medidas coercitivas. Estes podem ir desde o veto de diretores e atores até a imposição de sanções às empresas proprietárias dos estúdios, o que pode custar bilhões de dólares. Os censores chineses também trabalham com uma lista de temas tabus que forçam os estúdios a ajustar suas versões para exposições locais. Sequências sangrentas, temas com fantasmas ou tramas onde o governo é corrupto devem ser evitados (é permitido se esse presidente for americano, uma nuance que fez House of Cardsum fenômeno local). Em mais de uma ocasião, cenas e desfechos de filmes também foram alterados quando são exibidos lá: um exemplo recente é Fight Club, de David Fincher, cujo final foi alterado em janeiro passado para sua transmissão em uma plataforma de streaming .


Chris Hemsworth em 'Amanhecer Vermelho'.


Chris Hemsworth em 'Amanhecer Vermelho'.

“A China está mudando os filmes que os americanos assistem”, diz Schwartzel, que relata o caso de Red Dawn , uma versão de 2008 produzida pela MGM do clássico dos anos 1980, filmado em meio às tensões da Guerra Fria. Na história original, a juventude de uma pequena cidade americana (liderada por Charlie Sheen e Patrick Swayze) se organiza para se defender contra uma invasão comunista russa, cubana e nicaraguense. Para a nova versão, os escritores atualizaram a história com a China como inimiga. Especialistas militares foram consultados durante a redação do libreto. Mas com o filme terminado, estrelado por Chris Hemsworth , os produtores começaram a ter dúvidas. O potencial do mercado asiático tornava-se cada vez mais claro.Avatar de James Cameron havia arrecadado recentemente US$ 200 milhões, quebrando a marca que o próprio Cameron havia alcançado com Titanic . Embora Red Dawn tenha sido produzido sem planos para ser exibido na China, os executivos da MGM temiam que o governo proibisse outros grandes lançamentos em retaliação a um filme onde os chineses invadiram a América.Agressores chineses em tropas norte-coreanas. Dezenas de especialistas em efeitos especiais apagaram por dois meses, ao custo de um milhão de dólares, todos os vestígios da China nas filmagens. "Quando grandes filmes dominam as demonstrações financeiras de um estúdio, a liberdade de expressão explode", diz Schwartzel.


Em outubro de 2020, a China ultrapassou os Estados Unidos em receitas de bilheteria pela primeira vez , com US$ 1,998 milhão. Ele fez isso em apenas 20 anos. A indústria local cresceu, os filmes chineses melhoraram e os espectadores querem ver suas histórias na tela. É por isso que Pequim rejeita mais títulos do que antes. "A mensagem é que eles não precisam mais de filmes de faroeste", diz Schwartzel. "O relacionamento começou com a China precisando de Hollywood, então ambos viviam em dependência mútua e agora Hollywood precisa mais da China."




Após cinco anos de investigação, Schwartzel (Latrobe, Pensilvânia, 35 anos) coletou detalhes que podem parecer anedotas, mas na verdade fazem parte de uma estratégia de controle das autoridades do Partido Comunista sobre a imagem da China projetada por uma das indústrias. culturas mais consumidas do planeta e que está em plena transformação com a ascensão do streaming e a luta entre os estúdios para se manterem relevantes. Segundo o jornalista, Hollywood vem se adaptando ao poder asiático há décadas.

bottom of page