anuncio cabeçario site.png
Buscar

Prefeitura do Rio quer combater "crimes de oportunidade"

Maior rigor no ordenamento do espaço público', é fundamental... afirmou Eduardo Paes


Foto Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, lançou o programa Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP) com o objetivo de diminuir as ocorrências em que o criminoso identifica no ambiente chances para cometer roubos e furtos a pedestres. O projeto-piloto vai começar no Méier, na Zona Norte do Rio.




O estudo apontou para a existência de microrregiões do Méier que concentram grande parte dos crimes de oportunidade registrados na capital fluminense. Segundo a Seop, diversas ações foram planejadas utilizando como norte melhorias do espaço público, bem como o incentivo ao seu uso, e ações preventivas da Guarda Municipal (GM-Rio).


"O espaço público é onde nos sentimos mais livres e o Rio tem essa alma da rua, em que você fica à vontade na praça, no parque, na calçada e pode sair para fazer compras sem ser importunado. É inaceitável a ocupação desses espaços por criminosos e nós vamos fazer valer a lei respeitando o direito do cidadão. Com o lançamento desse programa, passaremos a ter mais rigor no ordenamento do espaço público", afirmou o prefeito Eduardo Paes, na cerimônia de lançamento do CEP, no Palácio da Cidade, em Botafogo.



No Méier, a região do CEP vai contar com patrulhamento 24 horas da GM-Rio, com um efetivo de 93 agentes destacados para o projeto. A área passou por melhorias na iluminação pública, com a modernização de 149 luminárias e substituição de 37 postes por novos de fibra.


Fonte: Jornal O Dia