google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo 7 estratégias para divulgar e promover um produto pela Internethttps://www.revistarealnoticias.com/post/7-estratégias-para-divulgar-e-promover-um-produto-pela-internethttps://static.wixstatic.com/media/248555_64f2c9bd3e0d4f2398528b47370ac3da~mv2.jpg/v1/fill/w_751,h_500,al_c,lg_1,q_85/248555_64f2c9bd3e0d4f2398528b47370ac3da~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

7 estratégias para divulgar e promover um produto pela Internet


Você criou um produto revolucionário ou descobriu um mercado que ainda não é explorado no Brasil. A empolgação é grande, mas surge uma dúvida é inevitável: como divulgar e promover esse produto pela internet? Com a atual overdose de informações e a existência de mercados altamente concorridos, nem sempre é fácil identificar e executar a melhor estratégia para criar uma reputação, conquistar clientes e concretizar vendas. Para ajudar você nesse processo de divulgação, listamos abaixo uma série de recursos e plataformas que podem ser utilizados para que seu produto gere um resultado positivo. Confira!




A grande vantagem de apostar nas mídias sociais para divulgar seu produto é a ampla gama de canais e estratégias que podem ser colocadas em prática. Se há um foco em grandes audiências, pode ser interessante investir no Facebook, buscando tanto alcance orgânico quanto em publicidade paga. Anúncios segmentados e uma estratégia criativa de conteúdo ajudar a mobilizar o público e posicionar o produto no mercado. Para atingir públicos mais segmentados, como na venda de gadgets e eletrônicos, por exemplo, vale a pena apostar em canais como o Twitter e o Reddit. Mesmo com um volume menor de usuários eles permitem a conexão com audiência mais específica. Caso as imagens sejam o diferencial para seu produto, opções interessantes são o Instagram e Pinterest. Além de também permitirem publicidade paga, essas plataformas reúnem usuários ávidos por novidades e imagens interessantes. É a alternativa perfeita para uma loja do segmento de moda, por exemplo. Se o vídeo é o carro chefe no seu negócio, boas opções são o Youtube e Periscope. Aqui, além do investimento em mídia paga também pode ser necessário arcar com despesas de aluguel ou compra de equipamentos de filmagem. Entretanto, trata-se de uma opção que praticamente não tem restrição de mercado. Um bom exemplo é a marca de liquidificadores Blentec, que conquistou grande repercussão apostando nesse modelo:



Investir na produção de conteúdo é outra excelente forma de divulgação de um produto pela internet. Nesse caso o foco é a conquista de resultados de forma orgânica, por meio de um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Para que essa estratégia funcione, é preciso investir na produção constante de conteúdos, de preferência em um espaço bem demarcado, como um blog. Construa um funil de marketing, identifique lacunas e temas mal explorados pelos concorrentes e ofereça informações de alta qualidade e relevância. Por mais que existam maneiras de impulsionar um conteúdo por meio de mídias pagas, é importante compreender que esse é um processo que leva mais tempo para gerar resultados. Entretanto, no longo prazo o benefício tende a ser constante e com um preço reduzido.




A divulgação por email é outra excelente estratégia para apresentar um novo produto para os consumidores. Aqui a grande vantagem é a possibilidade de customização em praticamente todos os aspectos do perfil do consumidor, como renda, sexo, profissão, interesses, entre outros. O ponto fundamental para o êxito dessa estratégia é utilizar listas de email cujo endereço tenha sido fornecido pelo usuário. A frequência no envio das mensagens é outro atributo relevante. O uso de listas de contato compradas ou o envio constante de mensagens irrelevantes pode gerar um efeito oposto para seu negócio, com prejuízos a imagem e a reputação.


Promoções e sorteios


Promoções de lançamento, campanhas de desconto e sorteios são outra excelente forma de divulgação de um produto na internet. Nesse caso, vale a pena aceitar até mesmo uma margem de lucro menor em troca da visibilidade e repercussão do produto. Mais do que oferecer uma vantagem para o potencial consumidor, é fundamental apostar em uma divulgação massiva dessa campanha. O uso de gatilhos mentais como a escassez (restam poucas unidades) ou urgência (somente hoje) também favorece o sucesso da promoção. Outro ponto importante é definir regras claras e precisas, para que você se proteja de usuários que queiram apenas tirar vantagem da sua oferta.



Imprensa ou mídia própria


Conquistar mídia espontânea para um produto é outra excelente forma de realizar a divulgação de um produto ou serviço. Nesse caso, vale a pena apostar na contratação de um serviço especializado de assessoria de imprensa ou divulgação na mídia. Para que essa estratégia funcione também é importante que o produto ou a empresa apresente algum grau de ineditism o ou curiosidade. Somente assim haverá boas chances de que o assunto emplaque na mídia.



A opção mais demorada, mas muito eficiente é constituir uma mídia própria... como uma revista ou uma Newsletters com informações e divulgação de produtos da empresa. É muito eficiente, mas tem que obedecer una periodicidade correta com um projeto gráfico de acordo com o público a ser abordado.


Marketplaces


Se o seu objetivo é vender um novo produto pela internet, por que não divulgá-lo em um espaço onde há vários potenciais consumidores? Para isso, os marketplaces são a solução ideal. Grandes sites como Americanas, Extra e Mercado Livre recebem milhões de acessos diários de usuários com alta predisposição para compra. Sendo assim, anunciar os produtos dentro destes canais amplia não só a visibilidade como também as possibilidades de conversão. Outro ponto positivo é que esses sites transmitem grande credibilidade ao consumidor, tanto no aspecto de idoneidade dos vendedores quanto na segurança de dados pessoais e informações de pagamento. Isso é muito importante para produtos e empresas que ainda estão construindo uma reputação na internet. Atualmente é muito fácil anunciar nesses canais. Soluções descomplicadoras, como o Olist, permitem com a divulgação de forma rápida e sem grandes investimentos, o que reduz significativamente os riscos envolvidos nessa operação de venda.

bottom of page