google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Brasileiro de 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundohttps://www.revistarealnoticias.com/post/brasileiro-de-5-anos-é-o-mais-jovem-a-descobrir-asteroide-no-mundohttps://static.wixstatic.com/media/248555_02109f8c28da4838a27144492a751c7b~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_560,al_c,q_85/248555_02109f8c28da4838a27144492a751c7b~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Brasileiro de 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundo


Miro foi reconhecido como o mais jovem caçador de asteroides do mundo -

O mais jovem caçador de asteroides da NASA no mundo tem apenas 5 anos e é brasileiro! Miro Latansio Tsai foi reconhecido pela agência espacial americana, ao identificar aproximadamente 15 corpos celestes.


Segundo Carla Latansio, mãe do menino, ele sempre amou astronomia. Com apenas 2 anos, Miro já conseguia reconhecer todos os planetas do Sistema Solar.


Mas foi a pandemia, em 2020, que fez a curiosidade do pequeno realmente chamar a atenção dos pais.



Projeto Ciência Cidadã


Carla explica que viu um anúncio de um projeto para caçar asteroides, o International Astronomical Search Collaboration (IASC), da NASA.


O programa, apesar de ter o comando da agência espacial, conta com o apoio de diversas instituições do mundo. Aqui no Brasil, o projeto é conduzido junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

E foi assim que Miro foi parar na lista de participantes do projeto. Não demorou para que ele aprendesse a dominar o programa pelo qual se analisa as imagens da NASA e se identifica os possíveis asteroides.


Ao todo, o pequeno cientista cidadão descobriu 15 asteroides somente entre outubro e novembro do ano passado.


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A esperteza de Miro chamou a atenção também dos organizadores do projeto e o garoto recebeu um convite para participar da 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em dezembro de 2021.


Lá, ele foi contemplado por um certificado de mérito do MCTI, um do projeto IASC e outro da própria NASA.


Clubinho do Miro


Para inspirar outras crianças e pais a estudarem astronomia, Carla criou o Clubinho do Miro. No projeto, o menino ajuda outras crianças a aprenderem como descobrir asteroides, compartilhando informações sobre a experiência que teve no IASC.


E quem pensa que Miro vai parar por aí, se engana.


Ele quer se envolver em mais outros dois programas: “Imagens do Céu Profundo”, do MCTI; e o Globe, dedicado ao monitoramento do clima global, também da NASA.


Para Miro, caçar asteroides é uma maneira de preservar a Terra, pois, entendendo melhor a órbita de cada um deles, é possível prever se eles têm chances de atingir nosso planeta. “Sempre que eu puder ajudar as pessoas a proteger o planeta Terra, eu vou fazer isso”, acrescentou Miro.

bottom of page