google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Chá de gengibre aumenta imunidade, ajuda a emagrecer e previne câncerhttps://www.revistarealnoticias.com/post/chá-de-gengibre-aumenta-imunidade-ajuda-a-emagrecer-e-previne-câncerhttps://static.wixstatic.com/media/248555_681c9e87dd1b4384acd0c621b03fa27c~mv2.jpg/v1/fill/w_656,h_460,al_c,lg_1,q_80/248555_681c9e87dd1b4384acd0c621b03fa27c~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Chá de gengibre aumenta imunidade, ajuda a emagrecer e previne câncer


O gengibre pode não ter um gosto agradável para muitas pessoas, mas faz um bem incrível para a saúde, principalmente para aumentar a imunidade, evitar gripes e resfriados, amenizar problemas digestivos, prevenir câncer e ajudar a queimar calorias.


O gengibre atua no emagrecimento por ser termogênico e acelerar o metabolismo.


“Para quem faz dieta para emagrecimento, ele ajuda a queimar calorias de maneira mais eficaz. Mas é importante evitar o consumo em excesso da raiz, já que pode causar diarreia. Mas, de toda forma, a receita abaixo (do chá) pode ajudar as pessoas que querem aumentar o gasto calórico”, explicou Jannaína Velasques, professora da UFSB, Universidade federal do Sul da Bahia.


Como o gengibre age no corpo


A raiz atua no corpo humano como antioxidante, anti-inflamatório, tem ação antimicrobiana e ajuda a tratar problemas como tosse, rouquidão e muco dos pulmões.


“Para utilizar a raiz a seu favor e melhorar a sua imunidade evitando esses sintomas típicos do resfriado, o ideal é preparar um chá que levanta a imunidade e é bem simples de preparar”. (veja abaixo)


Gengibre melhora problemas digestivos


“Além disso o gengibre é um potente antiespasmódico, ajudando a relaxar os músculos do estômago e combatendo sintomas como má digestão, náuseas e vômitos”, destaca.


Ajuda a prevenir o câncer


Ainda de acordo com Velasques, cientistas acreditam que raiz possa ajudar a prevenir o câncer. “Alguns trabalhos apontam previamente que o consumo do gengibre garante uma proteção anticâncer.


Mas são trabalhos que ainda estão no início e precisam de mais estudos”, finaliza.


Os benefícios da raiz

O gengibre possui uma série de propriedades que auxiliam a manter nosso organismo saudável. Veja

  • Gingerol: principal composto ativo do gengibre, possui atividades anticancerígenas por seu efeito em vias biológicas;

  • Vitamina C: antioxidante, melhora o sistema imunológico e o humor;

  • Vitamina B6 (piridoxina): estimula o metabolismo e a produção de energia, protege os neurônios e produz neurotransmissores;

  • Fósforo: ajuda na digestão e na proteção muscular;

  • Ferro: sua deficiência pode prejudicar a imunidade e provocar anemia;

  • Fósforo: auxilia na proteção muscular e do sistema nervoso;

  • Capsaicina: acelera o metabolismo e contribui para a geração de energia para as células, melhorando o desempenho físico e esportivo.

Como fazer o chá de gengibre

Ingredientes:

  • 5 centímetros da raiz cortada em lascas

  • 1 limão

  • 2 unidades de anis-estrelado

  • 2 ramos de canela

  • 1 colher de açúcar mascavo (ou qualquer outro da sua preferência)

  • 4 xícaras de chá de água fervendo

  • Preparo:

Primeiro, derreta o açúcar em fogo médio até ele ficar em ponto de calda. Depois, adicione na mesma panela o gengibre em lascas e mexa por alguns segundos. Em seguida, coloque as quatro xícaras de água fervendo na panela e misture lentamente acrescentando o anis-estrelado e a canela. Deixe ferver por cinco minutos em fogo médio. Apague o fogo e finalize espremendo o limão. Sirva ainda quente.

bottom of page