google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Pasta de amendoim: os benefícios que ninguém conta sobre o alimentohttps://www.revistarealnoticias.com/post/pasta-de-amendoim-os-benefícios-que-ninguém-conta-sobre-o-alimentohttps://static.wixstatic.com/media/248555_1c2e61ec9b744ad9a4c1798c064dbb55~mv2.jpg/v1/fill/w_684,h_719,al_c,lg_1,q_85/248555_1c2e61ec9b744ad9a4c1798c064dbb55~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Pasta de amendoim: os benefícios que ninguém conta sobre o alimento

Se consumida com moderação, a pasta de amendoim pode trazer benefícios para a saúde, como o aumento da imunidade

Nos últimos anos, a pasta de amendoim, comum em séries e filmes norte-americanos, passou a gerar curiosidade e interesse entre os brasileiros. Porém, muita gente ainda se pergunta: será que é saudável? Segundo os especialistas ouvidos, a resposta é positiva!


“Dentro de uma rotina alimentar equilibrada, a pasta de amendoim integral (sem adição de açúcar e aditivos químicos) é considerada saudável, pois é fonte de gordura e proteína vegetal, magnésio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina E”, explica a nutricionista funcional e esportiva Thais Barca, da clínica CliNutri.


De acordo com Thais, o magnésio é um mineral importante para o relaxamento muscular, “indispensável para quem pratica esportes ou para quem busca uma noite de sono reparadora”, diz ela.


Lucas Castro, fundador da marca Dr. Peanut, lembra ainda que a pasta de amendoim pode ser benéfica no tratamento de doenças. "Por ser rica em minerais e vitamina E, a pasta de amendoim evita o envelhecimento precoce e doenças degenerativas, assim como aumenta a imunidade. Ela também possui vitamina B6 e outros antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardíacas e infecções", explica.



Diabete e emagrecimento

Ainda que seja um alimento calórico, a pasta de amendoim pode ajudar quem está querendo emagrecer. Isso porque o alimento é rico em fibras e proteínas que reduzem o apetite. “Além disso, a presença de vitamina E estimula a sensação de saciedade, e o ômega-9 ativa a adiponectina, um hormônio que envia comandos para o corpo produzir energia a partir dos depósitos de gordura”, diz Lucas.


Ainda segundo o profissional, por ser fonte de ômega-9, o alimento ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue, o que é primordial para a prevenção da diabete. Além disso, a pasta de amendoim contribui para a diminuição da absorção de carboidratos, reduzindo o índice glicêmico dos alimentos.


Como consumir?

Para que a pasta de amendoim seja benéfica para a saúde, Thais lembra que o alimento deve ser consumido com moderação.

“A pasta de amendoim é um excelente aliado na alimentação saudável e equilibrada, além de ser muito gostosa e combinar com alimentos como frutas, iogurtes, shakes e bolos. Porém, é importante tomar cuidado na hora de consumir este alimento devido seu alto teor calórico. A quantidade e a frequência de consumo deve ser indicada por um nutricionista, que calculará e prescreverá de forma individual, segundo a rotina e objetivo do indivíduo. Entretanto, o consumo de uma colher de sopa rasa, ou 20 g por dia, associado a um alimento de fonte de proteína, como o iogurte desnatado, ou de carboidrato e fibras, como as frutas, é interessante”, avalia a nutricionista.



Como fazer?


Para quem deseja fazer a pasta de amendoim em casa, basta colocar o amendoim sem sal e sem pele no processador ou liquidificador e bater na velocidade máxima até virar uma pasta. A nutricionista alerta, contudo, que o processo é demorado, sendo conveniente desligar o aparelho de tempos em tempos, ao notar que ele esquentou demais.

bottom of page