google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Insegurança no Equador prende cidadãos em casa e leva militares para as ruashttps://www.revistarealnoticias.com/post/insegurança-no-equador-prende-cidadãos-em-casa-e-leva-militares-para-as-ruashttps://static.wixstatic.com/media/248555_bd3724d8e4be4d7482fb6816b47d5f50~mv2.jpg/v1/fill/w_1000,h_656,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01/248555_bd3724d8e4be4d7482fb6816b47d5f50~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Insegurança no Equador prende cidadãos em casa e leva militares para as ruas

Guayaquil é a cidade mais violenta do país com um terço dos 329 assassinatos contabilizados desde o início do ano

O medo é galopante em Guayaquil. A criminalidade na capital econômica do Equador atingiu tal nível que trancou os cidadãos em suas casas. O país começou o ano com um recorde de 329 assassinatos contabilizados até 4 de fevereiro, o que deixou muito para trás o já exagerado número de mortes violentas em 2021. Guayaquil concentra um terço dessas mortes. O ano passado já fechou com o dobro de homicídios de 2020 -2.464 até 30 de dezembro- e em janeiro foram 122, número bem inferior ao registrado este ano.



As mortes acontecem em grupos, como aconteceu em alguns campos de futebol no sul de Guayaquil, quando cinco pessoas foram crivadas de balas em um suposto confronto entre gangues às nove da noite. Mas eles também acontecem em áreas turísticas, como aconteceu com um visitante holandês que foi morto por tentar roubá-lo nos icônicos degraus de Las Peñas. Outro homem foi executado por pistoleiros enquanto jantava em um restaurante lotado no norte da cidade. E um entregador que se perdeu em uma favela acabou morto em um assalto para tirar a moto com a qual trabalhava. Tudo isso no mês de janeiro.

A reação oficial foi reforçar a presença das forças de segurança nas ruas e associar a situação ao tráfico internacional de drogas. Em outubro passado, o Governo decretou estado de emergência e mobilizou os militares nas ruas,mas a onda de violência não diminuiu. "Estaremos prontos para responder a qualquer reação de grupos do crime organizado", alertou a ministra do Governo, Alexandra Vela, na sexta-feira passada, informando em entrevista coletiva sobre a prisão de 10 membros da quadrilha Los Lobos, que segundo a Polícia, é um dos aqueles que disputam o controle da rota da droga dentro do país. "Um golpe desta natureza pode ter efeitos em vários locais e aumentar a violência", previu o ministro, que considera que se está a travar uma "guerra" entre o Estado, a sociedade e as facções criminosas.


A perturbação na tranquilidade das pessoas é tão palpável que as principais avenidas do centro de Guayaquil permanecem desertas quando a atividade laboral cai e as empresas comerciais lamentam a falta de clientes, também afetados pelas restrições da pandemia de covid-19. 19.


A raiz do surto de insegurança é que o Equador é hoje, segundo a explicação do governo, o ponto de saída do narcotráfico internacional para os Estados Unidos e a Europa devido à porosidade das fronteiras terrestres com a Colômbia e o Peru. E isso repercute na violência urbana, mas também nos confrontos recorrentes entre gangues dentro dos presídios do país e nos números recordes de apreensões. Até 26 de janeiro, mais de 15 toneladas foram detectadas, o triplo de um ano atrás. Em todo o ano de 2021, chegaram a 210 toneladas, quase o dobro do ano anterior. Ao mesmo tempo, foram mais de 300 presos mortos em pelo menos cinco focos de violência dentro do sistema prisional.



Essas "conquistas", declarou o presidente equatoriano Guillermo Lasso sobre as apreensões, "têm consequências como o aumento de mortes violentas nas ruas, como aconteceu em janeiro". Por isso, justificou o destacamento de militares em patrulhamento junto a 1.100 policiais. Ele não especificou o número de soldados que percorreriam as ruas do país, mas também prometeu entregar nove milhões de dólares para equipar a Polícia com carros, motocicletas e armas. Dias depois, Lasso reconheceu que o combate ao narcotráfico não era uma "luta fácil" e que seria irresponsável dar uma data de quando a batalha terminaria e a tranquilidade voltaria ao país.

bottom of page