google-site-verification=lbjueM2tO1RF8DU_YVArfBjlwLINtJ5N-0i3bpcVFVo Prefeitura do Rio anuncia edital para a bilhetagem eletrônica dos transportes públicoshttps://www.revistarealnoticias.com/post/prefeitura-do-rio-anuncia-edital-para-a-bilhetagem-eletrônica-dos-transportes-públicoshttps://static.wixstatic.com/media/0ab023_1710bacc4ccd43f8b33b750bc9780f10~mv2.jpg/v1/fill/w_802,h_506,al_c,q_85/0ab023_1710bacc4ccd43f8b33b750bc9780f10~mv2.jpg
top of page
Post: Blog2_Post

Prefeitura do Rio anuncia edital para a bilhetagem eletrônica dos transportes públicos

Novo edital será lançado em agosto e pretende criar sistema mais transparente pra os usuários.



O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, na manhã desta quarta-feira (21), o novo modelo de bilhetagem digital do transporte público do Rio de Janeiro ao lado da secretária de Transportes, Maína Celidônio.



O objetivo é, segundo a prefeitura, criar um sistema mais amigável e transparente para os usuários. A prefeitura vai lançar um edital em agosto em busca de empresas para a gestão do projeto. O presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado, também esteve no evento.

Segundo a secretaria, atualmente a prefeitura não tem como apurar as receitas do sistema para saber quando o sistema é lucrativo ou não. Assim, não há controle de quantas pessoas embarcam. O modelo usado é semelhante ao usado em outros países, com a possibilidade de pagamento das passagens com celulares, Pix, QR Code e a aquisição de passes mensais.

O prefeito afirmou que a gestão dos transportes de maneira transparente é um dos maiores desafios da administração pública, pois a conta dos problemas no sistema é paga pelos cidadãos, que enfrentam transportes lotados.

“Hoje estamos dando o primeiro passo da reformulação completa deste sistema, que é necessária e urgente, pois faz a população sofrer”, afirmou Paes.

O prefeito, que já disse que não subsidiaria as empresas de transporte, não nega a possibilidade de aporte de dinheiro público no sistema. Ele disse ainda que as imagens de transporte público lotado ainda devem acontecer por um tempo. Fim da dupla função A ideia é acabar com o uso de dinheiro em um ano e meio. O projeto prevê o fim da função dupla de motoristas que manuseiam dinheiro e dirigem. A integração deve ser ampliada na cidade. Além de ônibus, vans, metrô, BRT e trens, o sistema deve incluir, gradualmente, os sistemas Bike Rio e Táxi Rio.

O edital da licitação tem previsão de publicação no dia 30 de agosto. O projeto prevê o monitoramento da demanda de passageiros por meio de dados de GPS das linhas.

O início da operação está previsto para até três meses após a assinatura do contrato, que deve ocorrer até o primeiro trimestre do ano que vem. A concessão será de dez anos. Receita de publicidade Entre as receitas previstas para auxiliar o sistema, está a da publicidade nos aplicativos e no cartão. A ideia é que as passagens possam ficar mais baratas com a ajuda deste dinheiro.

bottom of page